II Simpósio da Liga de Oncologia tratou de prevenção e diagnóstico de cânceres

15/06/18

A Liga Acadêmica de Oncologia (LAONC) do curso de Medicina da Universidade de Uberaba promoveu nessa semana um Simpósio para abordar assuntos atuais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres. O evento aconteceu no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), contou com quatro palestras e atraiu mais de 60 pessoas.

De acordo com o coordenador da LAONC, cirurgião oncológico Luiz Carlos Furtado de Almeida, o Simpósio serviu, também, para que os alunos interessados pudessem realizar uma avaliação para compor a liga. “O evento obteve grande sucesso; com discussões muito produtivas e troca de informações que serão de grande importância na formação dos acadêmicos”, enaltece.

Ainda segundo o coordenador, os dados e estudos da área oncológica mostram um cenário preocupante. “Sabemos que o câncer hoje é um problema de saúde pública, com perspectiva de que em 2018 hajam 600 mil novos casos no país e de que em 2020 seja a principal causa de morte no Brasil; sendo assim a conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce são essenciais para que haja sucesso no tratamento”, conclui.