ACONTECE NO MPHU

Enfermeiros e estudantes participam de workshop sobre enfermagem no MPHU

14/08/18

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) realizou, no último sábado (11), o segundo Workshop para Enfermagem: o paciente ficou grave, e agora? "Ressuscitação Cardiopulmonar em adultos". Voltado para estudantes da área de enfermagem, enfermeiros e técnicos em enfermagem, o evento reuniu cerca de 70 pessoas no Anfiteatro 1 do hospital.

O curso foi ministrado pela professora Juliana Nascimento, doutoranda da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (SP) e especialista em Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar. “Esse é um tema que salva vidas. Se você consegue identificar uma parada cardiorrespiratória e atender o paciente, fazer as compressões de uma forma efetiva, quando o SAMU chegar, a probabilidade de sobrevivência desse paciente é de 50% de chance maior. Então, conseguimos ter um bom atendimento se a habilidade estiver treinada de forma eficaz para quando esse paciente chegar ao hospital, ele consiga sobreviver”, explica.

A estudante do curso técnico em enfermagem, Rosiane Gomes Lima, decidiu participar do workshop porque, segundo ela, situações de parada cardiorrespiratória são comuns em hospitais e na rotina de enfermeiros. “É algo que temos de ter muita agilidade, muita responsabilidade e atitude na hora de fazer. Cada profissional tem uma coisa diferente para nos oferecer. A Juliana tem a experiência dela, que é diferente do que os professores nos ensinam em sala de aula, no curso técnico. Cada um tem sua maneira diferente de ensinar o método, e nós pegamos um pouco de cada”, diz.

A enfermeira, Amanda Freitas Rodrigues, participou da primeira edição do workshop. Para ela, o curso é dinâmico e fácil de aprender porque não fica só na teoria. “É tema que acontece com muita frequência aqui no MPHU e exige um treinamento constante, porque no momento da parada cardiorrespiratória o sufoco é grande. É um tema que vale a pena investir bastante”, afirma.

A enfermeira trainee, Jéssica Fernanda Alves dos Santos, está no hospital há seis meses e disse que já lidou com situações de parada cardiorrespiratória no trabalho. “No curso a gente aprofunda mais esse conhecimento, ainda mais vindo de uma pessoa que tem um estudo científico que comprova tudo, como a professora Juliana. É muito interessante para você sempre ficar alinhado com o que tem de novo. A área da Saúde sempre tem algo diferente, por isso, é importante participar de palestras e workshops para ficar por dentro de todo o conteúdo novo”, finaliza.