Jornada do MPHU discute temas atuais sobre a infectologia

02/10/18

Alunos e profissionais da saúde participaram, na última sexta-feira (28) e no sábado (29), da 3ª Jornada de Infectologia, promovida pelo Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) por meio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nepe). Durante dois dias, eles se atualizaram com o que há de mais novo na literatura médica relacionado à infectologia: Novo Protocolo de Hepatite C, Tuberculose, Sarampo e mitos e verdades sobre vacinas.

Para o médico e professor do curso de Medicina da Uniube, Frederico Ricardo Zago Maneira, organizador do evento, a Jornada tem cunho acadêmico, que é o de despertar no aluno a curiosidade e o interesse por temas atuais. “Já pensamos que essa Jornada é um evento tradicional no nosso hospital, ocorrendo de forma contínua no segundo semestre todos os anos. Esperamos que ela se repita várias vezes”, diz.

As palestras foram selecionadas de acordo com o que ocorre, atualmente, no Brasil e no mundo. Os temas foram abordados pelos médicos infectologistas Fernando Freitas Neves, Mario León Silva Vergara, Luciana Menezes, Guilherme Henrique Machado e Frederico Ricardo Zago Maneira.

“A gente teve uma plateia bem cheia, com pessoas de diversos períodos, e o interessante é que vieram também acadêmicos da enfermagem. É um programa importante de educação continuada para a formação de novos conceitos e, também, para a sedimentação daqueles conceitos antigos. A avaliação é positiva”, afirma Frederico.