Extensão: Circo da Saúde promove ação do Dia do Abraço no MPHU

27/05/19

Os alunos do projeto de Extensão Circo da Saúde realizaram, nesta semana, uma ação no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) em comemoração ao Dia do Abraço, celebrado em 22 de maio. Os graduandos, vestidos de palhaços, percorreram os ambulatórios e acolheram os pacientes com risadas, afeto e abraços.

A economista Karine de Cássia Lemos foi surpreendida pelos alunos que, em um gesto alegre, a abraçaram coletivamente. “Às vezes o clima de hospital é tão tenso, e recebemos surpresas assim. É muito importante, dá uma renovada. Graças a Deus só estou fazendo um exame com a minha mãe, não é nada grave, mas acho que para as pessoas que estão aqui em outra situação, isso é muito bem-vindo”.

Ela incentiva a ação. “Que eles continuem com essa alegria, que é muito importante. Não só no dia do palhaço, mas sempre. Só deles chegarem com nariz de palhaço, fantasiados, com a maquiagem, já faz uma diferença muito grande”, completa.

A estudante do 5º período de Medicina, Júlia Miranda Carvalho, conta que a ação é uma maneira de fazer a diferença, como aluna e futura profissional. “Eu acho que é o meu modo de fazer algo bom. Nós aprendemos a ter responsabilidade, aprendemos a olhar o próximo com olhar de empatia, respeitar a autonomia que ele tem, muitas vezes retirada dentro do Hospital”.

Júlia faz parte do projeto desde o primeiro período. Ela deixa a dica para os profissionais da área da saúde: “Humanização é o segredo de tudo, humanização faz a diferença. Não adianta ser um bom profissional se você também não for humano”.

O projeto

O projeto Humanização Circo da Saúde foi criado em 2005. Ele tem como objetivos a capacitação de graduandos do setor da saúde para o atendimento humanizado, além disso a promoção de práticas que utilizam a alegria como auxílio terapêutico. A ideia da criação do projeto surgiu a partir do advento do Clown Care Unit (Besteirologia, como é tratado em português), baseando-se na forma como os Doutores da Alegria levam arte aos hospitais. Hoje, no formato de Projeto de Extensão, o Circo da Saúde é formado por 34 acadêmicos, sendo eles de diversos cursos da área da saúde, como Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Odontologia. As atividades práticas são realizadas, principalmente, no Hospital da Criança de Uberaba (MG) e as ações promovidas pela Circo da Saúde são estendidas à nossa comunidade acadêmica e à sociedade.