MEDICINA


O Curso de Medicina da Universidade de Uberaba foi implantado no primeiro semestre de 2000, ampliando os cursos da área da Saúde. O Curso de Medicina tem um projeto pedagógico fundamentado na formação do médico humanista e com grande capacidade para solução dos problemas mais prevalentes da saúde.

Até a presente data já foram formadas dezessete turmas. Na última avaliação do ENADE o curso apresentou nota quatro.

As atividades práticas nos serviços de saúde têm início no Ciclo Básico. Os alunos participam ativamente dos trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde em atividades de acolhimento, vacinação, observação de consultas, trabalhos comunitários, visitas domiciliares e grupos interdisciplinares de promoção à saúde.

O Ciclo Intermediário tem início com as atividades de Semiologia, seguidas de atividades na Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Cirurgia.

Nesta fase os alunos começam a receber o treinamento de práticas médicas que incluem o atendimento clínico do adulto, da criança e da mulher, além das práticas de técnica cirúrgica e cirurgia ambulatorial.

No Internato, o aluno tem participação mais ativa, assumindo o compromisso dos atendimentos e a realização de procedimentos médicos, sempre com supervisão direta em todas as atividades. Os alunos participam também das atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças, especialmente quando é inserido nos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde ou da equipe de saúde da família. Também são desenvolvidos os conteúdos teóricos relacionados a diversas especialidades profissionais.

Há um vínculo indissociável da docência e assistência médica nos vários cenários de aprendizagem desde o início do curso. Os docentes dos componentes curriculares estão inseridos na assistência nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, garantindo uma real integração teórico-prática.

Coordenação:
Diretor Professor Doutor Felipe Misiara
Vice-Diretora Doutora Daiene Elisabete Moreira Pereira