1ª Jornada e 1º Curso da Liga de Nefrologia, Urologia e Transplante é realizado no MPHU

25/05/18

O Mário Palmério Hospital Universitário promoveu, na quarta (23) e quinta-feira (24), a 1ª Jornada e 1º Curso Introdutório da Liga de Nefrologia, Urologia e Transplante (LANUT). O evento teve como objetivo a seleção de cinco alunos para a Liga e a discussão de temas relevantes da área.

A Jornada é o primeiro evento feito pela liga, segundo o nefrologista e coordenador de Transplante Renal do MPHU, Fabiano Bichuette, o grupo surgiu por iniciativa dos próprios alunos do curso de Medicina da Uniube. “Frente ao serviço que é feito no Hospital, tanto a parte da Nefrologia, Urologia e, principalmente, com o aumento dos transplantes, tiveram a ideia de criar essa liga para aprofundar mais nos estudos desses temas e acompanhar as nossas atividades que são desenvolvidas por aqui”, explica

O evento foi, também, um curso introdutório para a Liga. Os alunos presentes prestaram uma prova e, a partir daí, aqueles que obtiverem as melhores notas passarão a integrar o grupo. “LANUT foi fundada com o intuito de unir duas áreas que sozinhas têm diferentes formas de atuação, seja na cirúrgica, clínica médica ou pediatria, mas que juntas têm uma atuação em comum: o transplante renal. Procuramos com a Liga, aprofundar, principalmente na prática dessas especialidades, seja com o ambulatório de Nefrologia e Urologia, acompanhar hemodiálise e biópsias renais, cirurgias de Urologia e Transplante Renal”, afirma a estudante, Laísa Kato, presidente da Liga.

A aluna também reforça a participação com apresentação de trabalhos e relatos de casos em Congressos, Jornadas e revistas, obtendo o reconhecimento pelas Sociedades Brasileiras de Nefrologia e de Urologia. “E na parte de extensão, promover atividades com a comunidade, campanhas sobre doação de Órgãos (Setembro Verde), Câncer de Próstata (Novembro Azul) e sobre o Dia Mundial do Rim (8 de Março) ”, complementa Laísa.

“A Jornada promovida pela Liga teve o intuito de proporcionar aos acadêmicos, não só da Medicina, a oportunidade de aprofundar nos assuntos relacionados aos temas da Liga e mostrar a importância do serviço de Hemodiálise e Transplante Renal do MPHU, que mesmo com uma pequena equipe, se mostram preparados e fazendo desses serviços, referência na região”, conclui a graduanda.