MPHU conquista reconhecimento inédito para a saúde de Uberaba

24/01/19

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) foi avaliado, mais uma vez, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Agora, o hospital é Acreditado Pleno. A certificação, válida por dois anos, é concedida a instituições que atendem aos critérios de gestão integrada e de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Trata-se de uma conquista inédita para a saúde de Uberaba.

“Este é um novo degrau de qualidade alcançado. Na primeira certificação, o hospital foi avaliado, principalmente, no que tange aos aspectos de segurança do paciente. Nesse novo Selo, o MPHU passou a apresentar também evidências de evolução nos aspectos de processos de trabalho, protocolos assistenciais e interação entre os vários setores do hospital, o que mostra maior amadurecimento dos serviços hospitalares fornecidos”, destaca o diretor técnico do MPHU, Galvani Salgado Agreli.

O novo Selo é também uma conquista para a população que depende dos serviços oferecidos pelo MPHU. “Os benefícios de ser um hospital Acreditado pela ONA são inúmeros. O cliente fica mais seguro em ser atendido numa instituição que passa por verificações e auditorias externas. Nesse sentido, o MPHU pode garantir mais segurança e efetividade no atendimento. Um medicamento, por exemplo, que é aplicado na dose certa, na via certa e no momento adequado; os exames mais confiáveis; os protocolos de segurança durante uma cirurgia; ou, até mesmo, o arquivamento e segurança dos prontuários”, ressalta.

Processo de Acreditação

A avaliação é realizada pelas instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. “Os avaliadores analisam cada setor do hospital, desde a recepção, passando por lavanderia, serviços de manutenção, zeladoria até as salas de cirurgia e Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s). São inúmeros itens avaliados em cada setor”, explica Galvani. “A nova Acreditação representa também um reconhecimento aos esforços de toda a equipe. Foram vários meses de reuniões, planos de ação e empenho diário para que conseguíssemos chegar a essa conquista”, completa.

A estrutura do MPHU

Inaugurado há quase cinco anos, o MPHU é um hospital de ensino vinculado à Universidade de Uberaba (Uniube), que atua 60% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 40% particular e convênio, com atendimentos de média e alta complexidade em todas as especialidades médicas. O hospital conta com 200 leitos ativos, cerca de 600 médicos credenciados e aproximadamente 900 colaboradores.

Por ano, são realizados, em média, 79 mil consultas no Pronto Atendimento, 12 mil cirurgias, 13 mil internações, 44 mil consultas ambulatoriais pelo SUS e 19 mil por convênios. Para o diretor técnico do MPHU, a nova Acreditação é um presente de aniversário antecipado para o hospital. “Este será um ano de intenso trabalho para manutenção da qualidade por nós alcançada, mas também para que possamos evoluir ainda mais na excelência do atendimento”, conclui.