Equipe de Humanização do Mário Palmério Hospital leva conforto e diversão aos pacientes

01/03/19

Compreender as necessidades dos pacientes, informar sobre as formas de atendimento, realizar encaminhamentos, identificar as pessoas pelos nomes e fortalecer o trabalho em equipe. Essas são apenas algumas das ações desempenhadas pela Equipe de Humanização do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). A iniciativa busca humanizar as relações interpessoais, o ambiente e os serviços, a fim de promover um papel fundamental no cotidiano hospitalar em busca da qualidade na assistência.

Para a assistente social, Tatiane Campos Fernandes, cada vez mais, faz-se necessário um trabalho interdisciplinar, que tenha planejamento, implementação e avaliação de atividades que visem ao atendimento dos usuários. “Precisa-se compreender que cada pessoa possui sua particularidade. Os dias não são iguais, como também a realidade dos pacientes não será a mesma, por isso é necessário um trabalho coletivo, que tenha o objetivo de garantir a qualidade, eficiência e eficácia nos serviços prestados”, diz.

A Equipe de Humanização é formada por colaboradores de diversos setores, como: assistentes administrativos, pedagógicos e sociais, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos. “Além de profissionais para o desenvolvimento das atividades, o Núcleo de Humanização do MPHU conta também com voluntários da Associação dos Voluntários do Hospital Universitário (VHAMUS) e alunos da Universidade de Uberaba”, conta Tatiane. “Para participar das atividades do Núcleo de Humanização, é necessário ser colaborador do MPHU, aluno da Uniube ou voluntário cadastrado na VAMHUS”, completa.

Projetos desenvolvidos

Diversos setores recebem a visita da Equipe de Humanização e em cada um há um projeto específico, sendo seis no total: Trupe da Alegria, Visita Religiosa, Projeto Encantar, Sala de Espera, Projeto Aconchego e Projeto Cuidando de Quem Cuida.

A Trupe da Alegria, formada pelos alunos inscritos no Programa Institucional de Atividades Complementares (PIAC), visita a clínica médica e cirúrgica, a maternidade e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, com o objetivo de levar ações humorísticas e atividades lúdicas para tentar amenizar a angustia, a dor e o estresse hospitalar, buscando trabalhar de forma integrada com a equipe de saúde. Já a Visita Religiosa, realizada por voluntários e amigos do hospital, procura atender às particularidades das religiões de cada paciente na clínica médica e cirúrgica e na maternidade UTI Adulto e Neonatal.

O Projeto Encantar visita a clínica médica e cirúrgica e a maternidade, promovendo intervenções musicais nas enfermarias por meio de canções do coral itinerante do MPHU. Esse projeto é realizado por alunos inscritos no PIAC. Já o Sala de Espera visita o Ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de divulgar a educação em saúde e aliviar a ansiedade da espera pela consulta. No Projeto Aconchego, composto pela equipe da UTI Neonatal, é promovido um espaço de acolhimento aos pacientes dessa ala, com o propósito de reduzir a angustia e proporcionar um atendimento de qualidade. Por fim, o Projeto Cuidando de Quem Cuida, cujo objetivo é propiciar o cuidado integral ao acompanhante e ao paciente, com treinamento e estímulo, que visam aumentar o bem-estar.

Segundo Tatiane, outros projetos que buscam reconhecer o papel do profissional do MPHU também são desenvolvidos. “Em julho é realizada a Festa Julina para comemoração coletiva entre os colaboradores, bem como a confraternização natalina. Existem outras atividades que estão sendo planejadas e organizadas para serem desenvolvidas ao longo do ano”, conta. A VHAMUS também desenvolve várias ações de humanização hospitalar, como o Café com Afeto, Embelleze, kits de higiene, entre outros.

Ainda segundo Tatiane, todas as ações promovidas pela equipe proporcionam aos colaboradores do MPHU um olhar mais humano e, consequentemente, o crescimento pessoal deles. “O Mário Palmério Hospital Universitário, ao realizar o desenvolvimento de ações que valorizem os funcionários, apresenta-se como uma instituição que tem o olhar humanizado em relação àqueles que desempenham um papel fundamental”, conclui.