Médico do MPHU é premiado no maior congresso de mastologia da América Latina

O oncologista cirúrgico do Mário Palmério Hospital Universitário, Guilherme Freire Angotti Carrara, teve a tese de doutorado premiada como 2º melhor trabalho apresentado na 15ª Jornada Paulista de Mastologia. O evento aconteceu no início do mês em São Paulo e é considerado o maior encontro da área na América Latina.

A tese analisa três proteínas: MTSS1, HTRA1 e RPL37A e a relação delas com a resposta patológica completa e sobrevida nas pacientes portadoras de câncer de mama localmente avançado que foram submetidas a um tratamento neoadjuvante (quimioterapia, radioterapia, entre outros). “É um trabalho retrospectivo em que eu fiz, juntamente com o meu orientador [Dr. René Aloisio da Costa], um levantamento de dados. Nós fizemos a análise TMA (Tissue Microarray), que é uma técnica utilizada para fazer o estudo de imuno-histoquímica em número elevado de pacientes”, explica o oncologista.

Com a pesquisa, é possível realizar um delineamento de quais pacientes terão melhores respostas ao tratamento e, consequentemente, melhor sobrevida. “Todo este trabalho foi desenvolvido dentro do Hospital do Câncer de Barretos, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Foi feita apresentação oral do trabalho no evento pelo meu orientador e a gente acabou ganhando como 2º melhor trabalho apresentado na jornada”, continua.

O oncologista reforça a importância desta participação no evento. “É uma jornada superimportante na área de mastologia, que é a área do nosso trabalho. Então foi ótimo levar o trabalho para esta jornada, considerada o maior encontro de mastologia da América Latina”, conclui.