Residência em Ortopedia do MPHU realiza reuniões clínicas por videoconferências

15/04/20

O isolamento social atual, causado pela alta disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), levou o programa de residência médica em Ortopedia e Traumatologia e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU)a pensarem em alternativas temporárias para a continuação das reuniões clínicas, realizadas diariamente. Os encontros, antes feitos presencialmente, foram substituídos por videoconferências e, semanalmente, contam com a participação de profissionais de renome nacional e internacional.

Os encontros on-line visam amenizar os efeitos do isolamento. Neles, são abordados temas diversos da área de ortopedia, além da apresentação de quadros clínicos de pacientes operados no MPHU e Hospital Regional José de Alencar. “Graças à boa adesão por parte do nosso time de preceptores, podemos tirar dúvidas e continuar aprendendo como se estivéssemos em nossas reuniões diárias presenciais no hospital. Foi uma forma de usar a tecnologia para “driblar” os efeitos da crise do Coronavírus de causar a interrupção total das atividades da residência”, conta o residente do 3º ano de Ortopedia, Abel Oliveira Marques Teixeira.

E para que os encontros alcançassem aprendizados diferenciados, são convidados, semanalmente, profissionais renomados da Ortopedia nacional e internacional. “Na última semana, contamos com a participação do doutor Osvandré Lech, cirurgião de ombro de Passo Fundo, autor de vários livros de Cirurgia do Ombro e Presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Nesta semana, obtive a grata surpresa de ter o aceite do doutor Kodi Kojima, chefe do Grupo de Trauma do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (USP), para participar conosco no dia 16. Ele vai ministrar uma aula sobre fraturas expostas. O doutor Kodi é uma das grandes referências em trauma ortopédico do mundo”, conta o coordenador da residência, ortopedista e médico do esporte, José Martins.

A reunião clínica conta com a participação dos residentes de Ortopedia do MPHU, acadêmicos do 12º período de Medicina, preceptores da residência e profissionais da área de Uberaba e região. “Essas participações de médicos tão conceituados, assim como os cursos e simpósios que sempre promovemos, nos mostram o crescimento e o reconhecimento da residência de Ortopedia do MPHU em nosso país. A residência é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia desde o ano de 2016 e conta com 04 vagas anuais de residência médica”, continua o médico José Martins.

Para Abel, os encontros enriquecem a visão de todos com conhecimentos sobre a prática em outras instituições. “É a oportunidade de ter contato direto com grandes nomes da especialidade, que normalmente só encontraríamos em cursos e congressos, direto de nossas casas. Dessa forma, eu agradeço por esta alternativa que encontramos de manter nossas reuniões on-line, e espero que esta ferramenta seja incorporada ao arsenal de alternativas de aprendizado da nossa residência, porque no meio de tanto caos tem rendido grandes frutos”, finaliza o residente.