Uniube produz viseiras e respiradores com impressora 3D para doar a hospitais

22/04/20

A Universidade de Uberaba (Uniube) tem colocado o conhecimento produzido na instituição e os seus recursos humanos e materiais à disposição da comunidade neste período de pandemia da Covid-19. Uma das contribuições têm sido a fabricação de viseiras e respiradores por meio de impressora 3D, que serão doados para unidades hospitalares do Triângulo Mineiro, entre elas, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). A iniciativa é desenvolvida por diversos grupos e empresas da região, por meio de uma rede de colaboração. Os equipamentos são essenciais para a segurança dos profissionais da saúde e no tratamento dos pacientes.

A ação de responsabilidade social na Uniube está sendo coordenada pela diretora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, professora Carmem Silva Maluf. “Eu soube desse grupo de empresários, que criou a rede de contribuição, por meio do Pró-Reitor de Educação a Distância, professor Fernando Marra. Ele me encaminhou um vídeo falando sobre o projeto de fabricar materiais necessários para os profissionais de saúde por meio de impressoras 3D. Eu logo me entusiasmei, porque sou uma entusiasta nessa fabricação 3D. Entrei em contato com nosso Reitor, professor Marcelo Palmério, mostrei qual era o objetivo e ele falou: ‘lógico que a Uniube vai participar’”, conta Carmem.

O projeto tem também o envolvimento do professor de Engenharia de Produção, Leandro de Oliveira Silva e dos alunos do 9º período de Arquitetura e Urbanismo, Giuliano Juiti Shimizu e Pedro Andruccioli de Moura. “Como estamos em quarentena, dividimos o trabalho em casa. Então, as peças estão sendo confeccionadas de casa mesmo. Os profissionais envolvidos se posicionaram para montar pequenas fábricas em casa, linhas de produção bem simples, para podermos entregar o volume demandado pelas unidades de saúde”, explica Leandro.

A expectativa é contribuir, num primeiro momento, com 320 unidades de equipamentos. Como a situação de crise causada pelo novo Coronavírus não tem prazo definido, a produção pode aumentar. As peças são fabricadas em impressora profissional do modelo XYZ Da Vinci PRO.

“Estamos trabalhando em rede de colaboração em várias cidades de Minas Gerais. Todos os profissionais ajudaram de forma direta ou indireta na elaboração de um desenho padrão das peças. Esse desenho foi feito por várias mãos, não há uma pessoa ou instituição específica. A padronização facilita as montagens dos produtos finais em lotes. Após a impressão, os grupos de apoio recolhem as peças produzidas para entregá-las diariamente nos hospitais e unidades de saúde do Triângulo Mineiro”, conta o professor de Engenharia de Produção.

Para o diretor técnico do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Galvani Salgado Agreli, essa é uma atitude extremamente positiva, principalmente para os hospitais e unidades que atendem o Sistema Único de Saúde e têm dificuldades financeiras. “Muitos desses produtos estão difíceis de serem encontrados no comércio e distribuidoras. Então, é extremamente louvável a atitude dessas empresas neste momento. Eu acredito que esse é o caminho para que a comunidade em geral, Uberaba e as outras cidades do Brasil consigam passar por essa crise com menor dano possível e menor sofrimento da população”, finaliza.