Medicina Uniube lança 0800 para tirar dúvidas sobre a Covid-19

20/05/20

Os alunos do curso de Medicina da Uniubetrouxeram para Uberaba e região um projeto de orientação sobre o novo Coronavírus, o Orienta Covid. A campanha foi idealizada pela Unicamp e tem o objetivo de tirar dúvidas da população sobre a doença por meio de um contato telefônico. Quem tiver interesse em obter orientações ou informações sobre a Covid-19 deve ligar para: 0800 042 0506.

O Orienta Covid Ura, adaptado pelos estudantes, tem a participação de 60 alunos e é orientado pelo infectologista Guilherme Henrique Machado e peladiretora do curso de Medicina da Uniube, Daiene Elisabete Moreira Pereira. “O projetofoi apresentado ao curso de Medicina pelos nossos alunos do 8º período, Estela Fatureto e Pedro Meireles. O piloto foi criado pela Unicamp, em março, a partir de um programa que eles já possuíam chamado Telessaúde. A Uniube será uma das instituições de ensino que participará desta iniciativa em âmbito nacional, por meio das participações de acadêmicos e médicos do curso”, explica a diretora.

O projeto serve como forma de crescimento pessoal e profissional para os alunos participantes. “Apesar de termos aulas on-line todo dia, nós separamos um tempo para realizar um projeto social. Então, eu resolvi entrar em contato com o pessoal da Unicamp e trazer este projeto para Uberaba. A Covid é  doença muito relevante, todos devem conhecê-la, principalmente nós, acadêmicos, que, em alguns anos, estaremos no mercado de trabalho.”, conta EstelaFatureto.

Para repassar as informações, alunos e orientadores levam em consideração o embasamento científico e comprovações já divulgadas por órgãos oficiais.A ideia do projeto é passar informações confiáveis sobre os mais diversos temas relacionados à Covid-19, até para minimizar a propagação de notícias falsas. Realmente orientar baseados em conceitos técnicos, de qualidade. Criamos um espaço de abertura para esta comunicação em relação à Covid e talvez até podemos pensar em projetos futuros, com outras pautas, para ajudar a população”, afirma o infectologista Guilherme Machado.

O estudante Pedro Meireles complementa que esta interação dos alunos com a comunidade, por meio de um projeto social, é significativa.  “O contato do acadêmico de Medicina com uma situação de pandemia, podendo auxiliar a população, é muito relevante. Queremos que este projeto se torne referência ao falarmos de orientação quanto ao Coronavírus na cidade, que ele consiga atender as pessoas que não possuem acesso à informação”, complementa Pedro Meireles.

O Orienta Covid Ura conta também com a importante parceria da Secretaria de Saúde de Uberaba para que sejam repassadas, às pessoas com sintomas de síndromes gripais, orientações assertivas sobre o vírus. “Serão orientadas medidas preventivas e onde procurar atendimento, em casos que sejam necessários. Vale ressaltar que este projeto não possui fins de consulta médica por via telefônica, mas sim orientações aos pacientes quanto à pandemia”, pontua a diretora Daiene.

A participação dos estudantes é feita de forma voluntária e extracurricular, ou seja, a preocupação central é a de contribuir para o sistema de saúde e proporcionar mais uma ferramenta de auxílio à população. “Fica claro neste tipo de iniciativaque estamos formando alunos conscientes, com percepção da sua responsabilidade social, que sentem necessidade de contribuir de forma efetiva frente ao cenário de pandemia pelo COVID-19. Ao inserir o contato do acadêmico de medicina em um ambiente de crise, potencializa-se seu aprendizado e desenvolvimento enquanto futuro profissional do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finaliza Daiene.

Parcerias. Universidade de Uberaba (Uniube), Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Sistema Único de Saúde (SUS) e Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde.