Instituições se unem em campanha de incentivo à doação de sangue

02/06/20

A pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento social, ocasionadas pela alta disseminação do vírus, resultaram na diminuição do número de doadores de sangue em todo o Estado de Minas Gerais e, consequentemente, na redução dos estoques dos hemocentros. Para minimizar esses impactos negativos na saúde, a Uniube, por meio do programa Amizade Compatível, o Mário Palmério Hospital Universitário, a União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região (ULMUR) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) se uniram em uma campanha de incentivo à doação de sangue.

A necessidade de doação de sangue é assunto frequente em todas as mídias, as demandas são diárias para atender tanto emergências como pacientes com doenças crônicas. “Diante da pandemia, pelo novo Coronavírus, foram suspensas as cirurgias de rotina, mas mantiveram-se os demais atendimentos (Pronto Atendimento; cirurgia; ginecologia; pediatria; clínica médica e Unidades de Terapia Intensiva, adulto e pediátrica) e, por conseguinte, mantida a demanda de hemocomponentes do MPHU”, explica a hematologista e hemoterapeuta, responsável pela Agência Transfusional do MPHU, Luzia Beatriz Ribeiro Zago.

O Hemocentro Regional de Uberaba centraliza distribuição dos hemocomponentes para as cidades da região, sendo responsável pela reposição dos estoques da Agência Transfusional do MPHU. “A agência tem por objetivo garantir o suporte hemoterápico aos pacientes em atendimento na instituição, com qualidade e segurança necessárias. Ela garante o hemocomponente e mantém o estoque para suprir nossa demanda. Foi por isso que iniciamos a campanha, dando seguimento às atividades prestadas pelo programa Amizade Compatível”, continua a hematologista.

E a campanha serve também como forma de informação para a comunidade sobre a doação de sangue, principalmente durante o período de pandemia. “As pessoas normalmente são solidárias, mas por falta de conhecimento acabam não se envolvendo com esta demanda da comunidade. Muitas vezes, só conhecem a necessidade da manutenção dos estoques de sangue no hemocentro quando alguém próximo necessita de uma bolsa”, explica a coordenadora da Extensão Uniube e do programa Amizade Compatível, Maria Theresa Cerávolo Laguna.

Dessa forma, os integrantes do Amizade Compatível compartilham, frequentemente, informações necessárias para as pessoas que decidem doar. “Os alunos, como sempre, estão envolvidos em várias etapas: doam sangue e estimulam seus colegas e familiares a doarem, ajudam na formação da comunidade universitária, entram em contato com o hemocentro para saber quais os tipos sanguíneos que estão mais em falta, tiram dúvidas de seus colegas, divulgam as ações que foram e que serão realizadas nas redes sociais (Facebook e Instagram) do Amizade Compatível. Eles são o coração deste programa, mobilizam-se o tempo todo”, destaca a coordenadora.

Para auxiliar na manutenção dos estoques de sangue no Hemominas, a União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região incentivou os próprios integrantes a agendarem doações. “A ULMUR valoriza ações solidárias ao longo de sua história. É preciso contar com a solidariedade da população para manter os estoques cheios e a qualidade adequada para doações e tratamentos. O objetivo é fazer com que mais brasileiros tenham a doação de sangue como um hábito, não apenas em datas específicas ou quando conhecem alguém que necessita de transfusão. “Precisamos expandir essa compreensão e doar sangue de forma regular, voluntária e solidária”. Mais do que palavras, as ações começam dentro de nós e são elas que fazem o ser humano ter mais uma chance. Seja essa chance que o próximo necessita, seja um doador de sangue”, pontua o presidente da ULMUR, Wilton Abrahão Sallum Júnior.

O hemocentro está com estoque abaixo de 50% do ideal, principalmente para os tipos sanguíneos: O e A, de Rh positivo e negativo. “Acho muito importante esta campanha, pois a doação de sangue é um gesto de altruísmo insubstituível para salvar muitas vidas. Agradecemos aos idealizadores desta iniciativa, que é fundamental para darmos continuidade ao atendimento à nossa demanda de pacientes de Uberaba e mais 27 municípios do Triângulo Sul assistidos por nós”, finaliza o coordenador do hemocentro, Paulo Roberto Juliano Martins.

Como faço para doar?

Aqueles que puderem realizar a doação, devem agendar um horário no Hemocentro de Uberaba pelo telefone (34) 3074-3216.

As condições e os critérios para doadores podem ser acessados pelo site: http://www.hemominas.mg.gov.br/