ACONTECE NO MPHU

MPHU utiliza refletores com luzes verdes em homenagem aos profissionais da saúde

25/06/20

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) expõe, durante o mês de junho, lâmpadas verdes em refletores para homenagear todos os profissionais da saúde que trabalham arduamente no enfrentamento à Covid-19. As luzes estão expostas na fachada do hospital, com visibilidade para a Avenida Nenê Sabino. O verde simboliza a saúde e o cuidado que os profissionais têm com os pacientes.

Inúmeros profissionais da saúde se expõem, diariamente, ao risco de uma pandemia para cumprir a missão e vocação de salvar vidas. É por essa razão que o MPHU decidiu reforçar a importância destes profissionais. “As luzes representam o apoio do hospital aos profissionais da saúde que estão envolvidos na luta contra o Coronavírus. Eles são a nossa maior força no enfrentamento da pandemia. Somente com eles podemos garantir a qualidade da assistência e segurança do atendimento”, enaltece o Diretor Técnico do MPHU, Galvani Salgado Agreli.

Para a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Roberta Tirone, a homenagem no hospital é muito importante por representar uma valorização de todos os profissionais. "Acredito que o envolvimento de toda a equipe multiprofissional no processo de cuidado do paciente é primordial e vital para o paciente que se encontra sob nossos cuidados. A equipe precisa e merece esta valorização, uma vez que está sempre pronta para atender os pacientes com amor e dedicação”, conta.

Sobre os trabalhos diante da alta disseminação do novo Coronavírus, Roberta diz que a situação é muito incerta.  “Muitas vezes nós ficamos com receio do que virá pela frente e como esta pandemia se comportará ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, nos sentimos orgulhosos por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, por cada vitória dos pacientes sob nossos cuidados e cada descoberta nova de potenciais medidas de controle.  Não está sendo um período fácil, mas é muito gratificante auxiliar as pessoas que dependem do nosso trabalho e por vezes encontram-se com medo,  dúvidas,  incertezas. Poder dar um pouco de apoio e segurança a estes pacientes tem sido o nosso maior objetivo”.

Enfermeira há dez anos, afirma que a missão, enquanto profissional da saúde, é atender o paciente da melhor maneira possível e compreender o momento pelo qual todos estão passando. “Nossa maior missão é promover cuidado, conforto e segurança e garantir que todas as medidas para a reabilitação do paciente estão sendo tomadas com a garantia de prestação de um serviço de qualidade. Mesmo nesta situação de pandemia, continuamos com os mesmos princípios e responsabilidades em relação àqueles que cuidamos, mesmo expostos aos riscos inerentes à profissão a qual exercemos”, compartilha Roberta.

A enfermeira finaliza reforçando que, com o avanço da pandemia, todos puderam perceber a importância dos profissionais envolvidos no processo de cuidar. “Cada profissional que atua dentro dos serviços de saúdeé essencial e merece ser valorizado, não somente neste momento de pandemia, mas em todos os momentos. É muito importante refletir sobre o aprendizado a que temos sido submetidos neste período. A representatividade dos profissionais de saúde tornou-se evidência em todo o mundo e eu espero que daqui para frente ela e a valorização se tornem constantes, pois nós, profissionais, estamos e estaremos sempre dispostos a cuidar e continuar atuando com qualidade e amor”, finaliza.