MPHU e Arquidiocese evangelizam pacientes e profissionais da saúde por meio de alto-falantes do hospital

27/07/20

O Mário Palmério Hospital Universitário, juntamente com a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Uberaba e apoio da Universidade de Uberaba e Hospital Regional José de Alencar, implantou um novo projeto de evangelização: o “Palavras de fé”. A ação tem o objetivo manter os momentos de oração nos dois hospitais por meio de áudios religiosos divulgados diariamente em alto-falantes para pacientes e profissionais da saúde.

Com o isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, as missas realizadas nas capelas dos hospitais Mário Palmério e Regional foram suspensas. Para que pacientes e profissionais da saúde não ficassem sem esse momento de oração, foi criado o projeto “Palavras de Fé”. “Neste tempo tão diferente que estamos vivendo, neste momento de exceção, precisamos ficar firmes, precisamos ser referências de esperança, de coragem na vida daqueles que estão conosco, trabalham conosco e convivem conosco. Uma palavra de fé, que é também uma palavra de esperança, fortalece e aquece o coração. Uma palavra de fé aos profissionais da saúde, auxiliares, os que respondem pela administração e manutenção e, também, aos que estão hospitalizados nesses dois hospitais”, enaltece o monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro.

Os áudios são disponibilizados em caixas de som espalhadas por todo o hospital, em dois períodos: manhã e noite. “Independentemente do momento que a gente está passando, eu acho muito importante essa iniciativa para que a gente tenha um momento de paz, de tranquilidade, um momento para que possamos refletir sobre tudo que está acontecendo e de repente refletir também sobre o que a gente pode fazer diferente daqui para frente. Eu gostei muito da iniciativa do hospital, acho muito válido; independente da religião da pessoa, é um momento de reflexão mesmo”, compartilha a paciente do MPHU, Maylla Lienckvitz Barbosa.

Para os colaboradores, a iniciativa também é de grande relevância. “É uma iniciativa muito gratificante, muito importante em todo o momento da nossa vida, em especial nesse momento que todo mundo está vivendo. Todo mundo passando por um momento de pandemia, por um momento de vivência única, difícil, de muitas perdas, medo e insegurança. Sem Deus, nós não somos nada. Neste momento, segurando nas mãos de Deus, pensando positivo, sempre com o pensamento elevado às coisas boas. Eu achei maravilhosa a ideia, acho que é um momento muito especial para todos nós, um momento de oração, seja no nosso trabalho, seja em casa, qualquer lugar, a gente está sempre com o pensamento em Deus, para vencermos mais essa situação da Covid”, conta a colaboradora Rosemary de Fátima Oliveira Giacometo.

O projeto será aplicado durante todo o período de isolamento social. “Só tenho a agradecer por todos os dias ouvir esse momento de fé que nos é transmitido, pois pela fé, e com Deus, conseguimos a cura da alma e do corpo. Muita gratidão e só tenho a dizer que a fé move montanhas”, conclui a paciente Sheila dos Santos Belisário.

Participam dos áudios diversos padres pertencentes à Arquidiocese de Uberaba. Em cada um, uma palavra de conforto e fé é direcionada aos públicos dos hospitais. “Nós queremos ser como os braços de Deus, que acolhem, abraçam e estreitam; queremos ser como as mãos de Deus, que sustentam, erguem e fortalecem; queremos ser como o coração de Deus, que expressa amor, misericórdia e ternura”, conclui o Monsenhor.