ACONTECE NO MPHU

MPHU inicia realização de testes rápidos para Covid-19 nesta sexta-feira (07)

04/08/20

O Laboratório de Análises Clínicas do Mário Palmério Hospital Universitário disponibilizará, a partir desta sexta-feira (07), quatro tipos de exames para detecção do novo Coronavírus: teste rápido IgG/IgM, RT-PCR, sorologia IgG/IgM (quantitativa) e sorologia total IgA/IgG/IgM. Os testes a serem realizados por cada pessoa devem ser determinados mediante a consideração da data de início da manifestação dos sintomas da Covid-19. Todos os resultados de exames poderão ser acessados pelo site do Mário Palmério Hospital Universitário, no endereço eletrônico http://laudos.mphu.uniube.br/portal-laudos/#/login/.

O teste rápido IgG/IgM deve ser realizado após 7 dias do início da manifestação dos sintomas. Ele será coletado por meio de drive thru. O resultado do exame, que é feito por meio de coleta de sangue na ponta do dedo, fica pronto em até 12 horas, não sendo necessário  agendamento prévio.

Já o RT-PCR, recomendado para aquelas pessoas que começaram a manifestar os sintomas entre dois e sete dias, é feito pela coleta de secreção nasal ou oral, por swab. O exame demanda agendamento prévio e fica pronto em até 48 horas para os casos em que a coleta da amostra é feita entre segunda e sexta-feira, até 8 horas da manhã. Nos demais casos, o resultado do exame será disponibilizado na segunda-feira seguinte. 

O exame de sorologia apresenta duas modalidades. A primeira, IgG/IgM (quantitativa), deve ser feita pelas pessoas cujos sintomas tiveram início há, pelo menos, sete dias, e o resultado fica pronto em até cinco dias úteis. A segunda modalidade, IgA/IgG/IgM (sorologia total), é indicada às pessoas que começaram a manifestar sintomas há cinco ou mais dias, e o resultado fica pronto em até 24 horas após a realização do exame. A sorologia é feita pela coleta de sangue venoso e, em ambos os casos, não há necessidade de agendamento. 

Os exames serão realizados na sede do Mário Palmério Hospital Universitário, sendo o primeiro (drive thru) com acesso pela Rua Cecília Palmério e atendimento pela entrada da Avenida Santos Dumont, entre 07h30 e 18h, e os demais pelo acesso na Avenida Santos Dumont. É necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto; e, para crianças, de Certidão de Nascimento para quaisquer testes. Em todos os casos, o uso de máscara é obrigatório. 

O agendamento deverá ser realizado por telefone, pelos números (34) 3352-1965, (34) 3352-1725 ou (34) 3352-1720, ou por WhatsApp, pelo número (34) 9 9960-2535. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de débito/crédito. As empresas interessadas em testar os colaboradores poderão agendar uma visita para realização das coletas em sede própria pela equipe do Laboratório Mário Palmério.

 
Pesquisa Universitária

 

(Parceria do Mestrado e MPHU possibilita a realização do RT-PCR)

Para a realização do exame de RT-PCR, o MPHU contou com a parceria de pesquisadores da Uniube, por meio dos Programas de Mestrado em Odontologia e Sanidade e Produção Animal nos Trópicos. “Graças ao desempenho dos Programas, o aparelho pôde ser adquirido com incentivos das agências de fomento. E para que esses recursos sejam concedidos, a agência se baseia na produção científica do corpo docente da Instituição. Com o equipamento, nós passamos a ter pessoas capacitadas para usá-lo, como professores e técnicos, o que permitiu a adaptação e padronização do equipamento para cumprir realização dos testes para detecção da Covid-19”, esclarece o coordenador de projetos e pesquisas da Uniube, doutor em Bioquímica, Geraldo Thedei Jr.

O equipamento é utilizado em vários projetos de pesquisa da Uniube, mas, diante do avanço da pandemia e da urgência para se ter um diagnóstico da doença, os professores dos mestrados resolveram ceder e acompanhar o uso do equipamento pelo MPHU. “Nós participamos e fizemos um treinamento intenso com a equipe de técnicos de laboratório do MPHU para capacitá-los nessa utilização. Testamos amostras de pacientes, adaptamos às condições locais, até chegarmos a um resultado preciso, sensível, reprodutível, de bom fluxo e convalidado por laboratórios credenciados. Esse é o maior exemplo da importância de se ter pesquisadores dentro da Uniube e poder contribuir com a excelência do MPHU. Essa nossa contribuição foi essencial para trazer o exame ao hospital e poder dar essa oportunidade para que a população tenha acesso ao exame de forma rápida e segura. Em tempos incertos, como o atual, em que o novo Coronavírus é um verdadeiro estranho para o mundo, a ciência se mostrou imprescindível. Sem as pesquisas, jamais conseguiríamos superar essa pandemia”, finaliza a professora da disciplina de Microbiologia do Mestrado em Odontologia da Uniube, doutora Ruchele Dias Nogueira Geraldo Martins