ACONTECE NO MPHU

MPHU patrocina avaliação médica de jogadores do Uberaba Sport

09/10/20

Os jogadores do Uberaba Sport Clube passarão por uma avaliação médica, neste sábado (10), a partir das 8h, no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), visando o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Cerca de 25 atletas realizarão exames clínicos, ortopédicos, cardiológicos e teste de sorologia para a Covid-19. Trata-se de um patrocínio do hospital ao time de futebol da cidade, que retornará aos gramados.

A parceria entre MPHU e USC surgiu por meio do Departamento Médico do clube, do qual o ortopedista e especialista em Medicina do Esporte, José Martins Juliano Eustáquio, faz parte. Ele também é médico no Mário Palmério e irá avaliar clinicamente os jogadores, em parceria com a Residência de Ortopedia do MPHU. Os exames cardiológicos serão feitos pelo médico Sérgio Prata.

“Essa parceria com o MPHU já existe há algum tempo, considerando o apoio que o hospital dá para o tratamento de atletas. Dentro do MPHU, já existe um serviço de Medicina Esportiva. A Uniube também abriu a possibilidade de inserir a Medicina Esportiva como disciplina da graduação em Medicina. Este ano, a parceria conta também com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou os testes para a Covid-19. Então, foi possível fazer essa intermediação para que todas as avaliações fossem feitas dentro da estrutura do hospital”, explica José Martins.

Segundo ele, a avaliação pré-participação esportiva permite conhecer a condição física de cada atleta. “Esses exames são importantes tanto para saber como está a condição clínica atual desses jogadores como também para, eventualmente, diagnosticar alguma patologia que proíba o atleta de praticar exercício físico. Isso acontece em poucos casos, mas é possível evitar lesões ou quadros graves”, afirma.

O Uberaba Sport se prepara para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. A apresentação de parte do elenco está prevista também para este sábado, às 15h30, no Centro de Treinamento Constantino Calapodopulos. O clube tem Paulo César Catanoce como treinador, Alex Joaquim como gerente de futebol, Paulo Sérgio como preparador físico e Lindomar Baiano como treinador de goleiros.