MPHU participa do maior estudo epidemiológico sobre Covid-19 no país

10/02/21

O laboratório do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) iniciou, no último mês, testes para a detecção da Covid-19 em uberabenses voluntários pelo projeto Epicovid-19 BR. O estudo teve início no ano passado e foi desenvolvido pela Unifesp, mediante solicitação do Ministério da Saúde. O objetivo é o de examinar 150 mil brasileiros em 133 municípios ao final deste primeiro ano de pandemia e antes da vacinação em massa.

Estão participando laboratórios localizados nos munícipios participantes, sendo um laboratório por município e o Ministério da Saúde. "O convite ao Laboratório Mário Palmério foi feito pelo Executivo de vendas do Instituto Hermes Pardini, devido à qualidade na coleta de materiais e responsabilidade no armazenamento e envio do material para análise em Belo Horizonte. Participaremos, realizando as coletas nos pacientes dentro do município de Uberaba, conforme solicitado pelo modelo do Projeto", explica o gerente do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do MPHU, Frederico Guglielmi Ramos.

O estudo foi dividido em seis fases e se consolida como o mais amplo estudo sobre a prevalência de infecção da Covid-19 realizado no país. Nas quatro fases iniciais foram testadas quase 100.000 pessoas. "Serão colhidas as amostras dos voluntários, em residência ou no próprio Hospital, de acordo com a opção dos voluntários, será colhida uma amostra de sorologia para verificação de anticorpos contra o vírus, junto com um questionário informando fator de risco e exposição ao mesmo. Após realizaremos o cadastro no sistema operacional do Hermes Pardini e a centrifugação do material, o mesmo é encaminhado para análise no Instituto", continua.

Podem participar até nove moradores de residências localizadas em ruas pré-determinadas pelo Instituto. "Temos um limite de oito residências em cada quadrante solicitado pelo Projeto. Nossa expectativa é realizar as coletas com qualidade e responsabilidade auxiliando nessa pesquisa tão importante para avaliação da pandemia em nosso país e ficamos orgulhosos de ser escolhidos e confiados nessa parceria", finaliza Frederico.

Os interessados devem confirmar as ruas pelo LINK e enviar um e-mail para sec.sadt@mphu.uniube.br informando: nome, telefone e endereço, para a verificação de contemplação.