ACONTECE NO MPHU

MPHU realiza cinco transplantes renais em janeiro

12/01/21

A equipe do Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) iniciou o ano com boas notícias. Somente em janeiro, foram realizados cinco transplantes renais, sendo um com doador vivo. Em mais de cinco anos de programa, já foram realizados 81 transplantes. Apesar das dificuldades advindas da pandemia da Covid-19, os procedimentos continuaram em 2020, fechando o ano com mais de 10 cirurgias.

Com uma equipe formada por assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, médicos e nutricionistas, os colaboradores do MPHU se uniram para enfrentar os desafios advindos da pandemia do novo Coronavírus. "Em vários estados do Brasil, houve redução no número de transplantes, e também uma redução no número de doações. Pelas restrições de cirurgias eletivas, tivemos que parar com os transplantes de doador vivo, por exemplo", conta o coordenador do Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do MPHU, Fabiano Bichuette.

No entanto, a equipe do Hospital assumiu o compromisso em não parar com as atividades, atuando sempre em conformidade com as normativas do Ministério da Saúde. "O transplante é uma esperança única na vida do renal crônico, é uma chance que pode não acontecer mais. Com a pandemia, os cuidados são redobrados, pois o paciente toma imunossupressores e fica mais suscetível às infecções. Tanto os pacientes pré como os pós-transplantes vêm sendo orientados sobre os cuidados de higienização e distanciamento social, e na vigência de sintomas entrar em contato com nossa equipe de transplante para orientações e, se necessário, ajustes das medicações", pontua.

Mesmo com as dificuldades, o médico comemora o sucesso do programa e os transplantes já realizados este ano. Reforça, também, que o programa de transplante renal do MPHU tem taxas de sobrevida e rins funcionantes acima de 92%, em comparação com grandes centros de referência na área. "Já começamos com boas notícias em 2021 e temos uma grande expectativa de aumentar esse número e chegar a pelo menos 25 transplantes renais ao final do ano", continua.