ACONTECE NO MPHU

Residentes de Ortopedia do MPHU são aprovados pela SBOT

26/03/21

Os residentes do Programa de Ortopedia e Traumatologia do MPHU foram aprovados na prova de título de especialista na área pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Neste ano, o programa completa oito anos de atividades e comemora as conquistas que reforçam o compromisso amplo de preparo dos residentes para atuação profissional.

O residente Victor Hermon Lameira Braga sempre quis fazer algo mais resolutivo na Medicina, de forma que conseguisse enxergar o resultado no paciente de um modo mais objetivo. "Por isso me apaixonei pela ortopedia e traumatologia, é uma área que se enquadra nesse perfil, pois os tratamentos (tanto do trauma quanto da ortopedia) têm esse perfil mais objetivo do cuidado com o paciente, digamos que você enxerga o resultado de forma mais clara", complementa.

Quando começou a residência em Ortopedia e Traumatologia, percebeu que dedicação e esforço seriam necessários, por ser uma área que teve pouco contato na graduação. Todo o cuidado foi recompensado com a aprovação na SBOT. "Fazer parte da SBOT é o sonho de todo Ortopedista, mostra que você é preparado para o mercado, pois faz parte dos melhores. Para passar no teste de admissão da Sociedade de Ortopedia, é necessário um preparo imenso, você precisa fazer sua parte estudando, mas também precisa fazer parte de um serviço que te qualifique como ortopedista", pontua.         

E para Victor, o programa de residência do MPHU responde bem nesse quesito. "Temos excelentes profissionais, capacitados e dedicados. Temos uma gama boa de casos no ambulatório e um grande volume de cirurgias, tanto na área da ortopedia quanto do trauma. Essa mistura foi determinante na nossa aprovação. Posso dizer que todos os casos e conteúdos cobrados no teste de admissão já tinham sido vivenciados em algum momento durante a residência, seja nas reuniões clinicas, nos ambulatórios ou nos atos cirúrgicos. Além de tudo isso, temos um coordenador num alto nível de excelência, o doutor Jose Martins é um exemplo a ser seguido como profissional ético e dedicado, nos deu suporte o tempo todo", destaca.

A prova de título da SBOT é uma das mais complexas e difíceis, dentre todas as especialidades médicas. Especificamente neste ano, devido à pandemia, a prova aconteceu de forma remota. "A prova é feita sempre ao final do terceiro ano de Residência e todos os quatro residentes de Ortopedia do terceiro ano do MPHU foram aprovados na prova, motivo de orgulho para a Instituição", enaltece o coordenador do programa de Ortopedia e Traumatologia do MPHU, José Martins Juliano Eustáquio.

Residência MPHU

O Programa de Residência de Ortopedia e Traumatologia do MPHU fornece um embasamento abrangente para o preparo do residente. Além disso, os preceptores também fornecem uma atenção fundamental na ética da profissão. "A residência de Ortopedia e Traumatologia do MPHU conta com o oferecimento de quatro vagas anuais, com chancela tanto do Ministério da Educação (MEC) quanto da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Atualmente, pelo seu corpo clínico de preceptores, eventos já promovidos, trabalhos publicados e a dedicação dos residentes, é um serviço respeitado em todo o país", completa.

São oito anos de atividades do programa que tem por objetivo englobar todas as subespecialidades da Ortopedia e Traumatologia. "Mesmo no período de pandemia, no qual algumas atividades foram remanejadas, conseguimos manter o alto nível de atendimento prático e preparo teórico de todos os residentes", finaliza.