ACONTECE NO MPHU

Corpo clínico do MPHU elege novo diretor clínico

20/08/21

O médico ortopedista Diminson dos Santos passa a assumir, a partir deste mês, a Diretoria Clínica do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). O cargo era ocupado, desde 2017, pelo pneumologista Daniel Winter, que segue no corpo clínico do Hospital. A eleição para o cargo é feita de forma direta pelos médicos da Instituição e tem o objetivo de garantir boas condições de trabalho para esses profissionais, bem como assegurar a segurança de todos os pacientes.

As eleições para diretor clínico são feitas a cada dois anos, sendo que a ocupação do cargo pode ser renovada uma vez.O candidato ao cargo pode ter concorrência por meio da formação de chapas. Cada chapa deve ser composta pelo diretor, vice-diretor e membros do comitê de ética. "A nossa intenção é tentar entender e atender às necessidades dos vários perfis médicos do Hospital, o perfil assistencial SUS, o perfil privado e o perfil voltado ao ensino também. É uma alegria e uma vontade de trabalhar imensa para poder ajudar e melhorar a prestação de serviço hospitalar, a prestação de serviço no enfrentamento da pandemia também. O MPHU já é muito importante na condução da saúde tanto pública quanto privada na região e o volume de cirurgias e de atendimentos, a qualidade e a complexidade das cirurgias que são feitas aqui a gente tem que tentar ampliar, melhorar e divulgar mais", destaca o diretor clínico Diminson.

O diretor clínico é responsável por dirigir, coordenar e orientar todo o corpo clínico do Hospital, supervisionar as atividades de assistência médica e promover e exigir o exercício ético da Medicina. "Ele é diferente do diretor técnico, pois é justamente o elo entre o corpo clínico e a direção técnica. O diretor clínico tem que resguardar as condições oferecidas pela Instituição, equipamentos, medicamentos, entre outras necessárias para um melhor atendimento médico, ou seja, deve garantir que a saúde das pessoas seja tratada da forma correta. O Conselho Regional de Medicina (CRM) precisa deste representante em cada instituição, para liderar o corpo clínico e atestar a qualidade da assistência médica prestada", completa o diretor técnico do MPHU, Galvani Salgado Agreli.