Transplantados renais do MPHU recebem certidão de renascimento

24/09/21

O Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) realizou, nesta quinta-feira (23), a comemoração do 6º aniversário do Programa de Transplante Renal do MPHU.A reunião contou com a presença dos pacientes transplantados deste ano, que receberam, de forma simbólica, uma Certidão de Renascimento, para celebrar a recuperação que tiveram após a cirurgia.

O aniversário de renascimento de pacientes transplantados acontece todos os anos e tem o objetivo de eternizar o momento tão importante pelo qual passaram, bem como de promover a troca de experiência entre os pacientes. "Nós trazemos o paciente ao Hospital para que ele entenda o quanto é querido, independentemente de estar internado ou não, e para que conheça toda a equipe que trabalha na Instituição. Geralmente nós convidamos todos os pacientes, sendo 89 atualmente, mas, devido à pandemia e para a segurança de todos, convidamos os 12 pacientes que fizeram transplante neste ano", explica a enfermeira responsável pelo serviço de transplante do MPHU, Camila Alves Pereira Barros.

Para a dona de casa, Madalena Elenir Silva, de São Gotardo (MG), o evento é muito relevante. Madalena fez hemodiálise por quase cinco anos e agradece o símbolo que o Hospital traz para a data de transplante. "O transplante mudou totalmente a minha vida, eu sou muito grata. Eu estava na sala de hemodiálise, em Patos de Minas, mais de 120 km de distância da minha casa, quando a doutora me ligou avisando que havia chegado um rim para mim, que eu não poderia perder e que até as 0h eu teria que estar no MPHU. Eu consegui chegar às 0h15min, com muita chuva, muita dificuldade na estrada, mas consegui. E hoje eu tenho só a agradecer ao MPHU e a todos os colaboradores, fui muito bem tratada, sinto-me deslumbrante e minha palavra é gratidão", enaltece a paciente.

O encontro contou com o apoio da Liga de Nefrologia e Urologia (LANUT) da Uniube. "Estar incluso como acadêmico no meio desta história é muito gratificante, ver o rosto dos pacientes que conquistaram esta certidão de renascimento não tem preço. Com certeza essa experiência ficará marcada para sempre na minha vida e acrescentará muito na minha formação, não só como médico, mas como pessoa. Em nome da LANUT, agradeço a oportunidade de podermos participar junto ao serviço de transplante do MPHU, serviço esse tão nobre e único no meio do âmbito da saúde", destaca o estudante do 10º período de Medicina e presidente da LANUT, Gabriel Liporaci Teles da Silva.

A reunião comemorou também os 6 anos do Programa de Transplante Renal do MPHU. "Todos estes anos do Programa nos enchem de orgulho e gratidão por termos conseguido ajudar a melhorar a vida de tanta gente.Mesmo com os desafios da pandemia, só em 2021 até o momento já são 12 transplantes (superando os 11 realizados durante todo o ano de 2020). Esse número poderia ser ainda maior, pois há vários pacientes aguardando a liberação das cirurgias eletivas para a realização do transplante com doador vivo", esclarece o coordenador do Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do MPHU, Fabiano Bichuette.

O Programa atende pacientes de todo o Triângulo Mineiro e até de outros estados. "Nossos números de sobrevida e de órgãos funcionantes são similares aos de grandes centros transplantadores do Brasil. Os números são bons, mas ainda estão longe do ideal. Mesmo o Brasil sendo o 2º país que mais faz transplantes no mundo, 43 mil pessoas aguardam um transplante, desses, quase 27 mil aguardam um transplante renal. Daí a importância do Setembro Verde, mês em que é celebrada a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Muitos potenciais doadores no Brasil são perdidos por desinformação", finaliza o nefrologista.