MPHU realiza dois transplantes renais no mesmo dia

09/11/21

Duas mulheres, de 42 e 66 anos, receberam, na última sexta-feira, o rim de uma doadora falecida, de 33 anos, pela equipe do Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). As cirurgias contaram com a participação de alunos da Liga de Nefrologia, Urologia e Transplante da Uniube. Os procedimentos foram bem-sucedidos e duraram cerca de três horas.

É a primeira vez, desde o início da pandemia, que a equipe médica do MPHU realiza dois procedimentos de transplante em um único dia. "Durante a pandemia o número de ofertas de rim diminuiu bastante, porém ainda sim foram realizados 11 transplantes aqui no MPHU. Os transplantes intervivos foram suspensos temporariamente, por serem cirurgias eletivas, contudo devem retornar no próximo mês ou início de janeiro. Um total de 6 duplas aguardam cirurgia", explica a médica nefrologista, Mariana Salomão Braga.

Ainda segundo Mariana, o transplante renal em pacientes em hemodiálise possibilita mais liberdade, uma alimentação mais flexível, incluindo a livre ingestão de líquidos. "Somos uma equipe multidisciplinar extensa e de suma importância para o sucesso do transplante. Assistentes sociais, psicólogos, dentistas, nutricionistas, enfermeiros e médicos, todos envolvidos neste ato de amor ao próximo e na busca do melhor resultado para o paciente e seus familiares", finaliza.

* Foto tirada antes da pandemia da covid-19*