Alunos da Uniube desenvolvem atividades físicas e laborais com colaboradores do MPHU

26/11/21

Os alunos dos cursos do projeto de extensão "Alongue-se" realizam, a partir deste mês, atividades com os colaboradores do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). O projeto tem o objetivo de promover exercícios de alongamento, visando o bem-estar, melhoria da flexibilidade, reeducação postural, alívio e desconfortos musculares. Fazem parte da proposta alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, que são responsáveis pelo planejamento das atividades e gerenciamento das escalas semanais dos exercícios.

O projeto Alongue-se é coordenado pela professora do curso de Educação Física, Adriana Aprile. O programa teve início em 2019 com foco em promover exercícios à comunidade uberabense, semanalmente, no Campus Aeroporto da Universidade. Devido à pandemia, as ações do projeto foram interrompidas até novembro deste ano. "Recebemos, no último mês, uma solicitação do MPHU, para realizá-lo também com os colaboradores do hospital, com um enfoque de Ginástica Laboral, para assim minimizar os afastamentos por distúrbios musculoesqueléticos. Portanto, é um projeto de tem uma grande chance de gerar um impacto importante na melhoria da qualidade das pessoas e, agora, também, dos trabalhadores do MPHU", explica a professora Adriana.

As atividades tiveram início com a avaliação física de colaboradores de três setores do hospital. Os exercícios acontecem duas vezes na semana e envolvem, por dia, cerca de 30 colaboradores. "Temos uma expectativa de envolvimento de outros setores do hospital. Esse projeto é uma oportunidade de desenvolver ações interprofissionais, colaborativas entre dois cursos: Educação Física e Fisioterapia, proporcionando autonomia e protagonismo o que é fundamental para a formação de um profissional que compreenda a realidade e as necessidades da comunidade. Isso é um importante enfoque da extensão. Está sendo uma oportunidade pioneira de inserção de alunos da Educação Física no ambiente hospitalar", pontua a professora.

Para a aluna do 4º período de Educação Física, Gabriela Lino Toledo, o projeto é duplamente especial. "Quando a professora anunciou eu fiquei com muito medo de não ser escolhida, mas deu tudo certo. Iniciamos no hospital no dia 13 de outubro, dia do meu aniversário, por isso foi uma emoção muito grande para mim. Além de poder estar colocando em prática tudo que venho aprendendo na Universidade, eu estou na área que pretendo seguir quando formar. É uma experiência nova e super essencial para nós, estudantes, ainda mais para a Educação Física, que também se exerce no ambiente hospitalar", destaca a estudante.

As atividades com a comunidade externa estão previstas para retornarem em 2022, no Campus Aeroporto. "Queremos que o projeto cresça muito e que aumentemos até para mais hospitais. Como também possamos ser referência para mais projetos no ambiente hospitalar de outras cidades", finaliza Gabriela.