Bicampeão: Complexo de saúde da Uniube possui duas certificações de qualidade em segurança do paciente

21/01/22

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) foi o primeiro a receber a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em Uberaba, um método que avalia a qualidade e a segurança da assistência nos serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e ambulatórios. Em 2021, foi acompanhado pelo Hospital Regional José Alencar, segunda Instituição a receber a acreditação na cidade. A gestão dos hospitais é feita pela Uniube, por meio da Sociedade Educacional Uberabense, e segue a orientação de estrutura e atendimento do Manual Brasileiro de Acreditação.

A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a excelência de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Ela demonstra que o Hospital apresenta gestão integrada, ou seja, a conquista significa que estão sendo aplicados os melhores métodos para assegurar a qualidade na assistência, garantindo a segurança do paciente. "Essa certificação não credencia apenas o MPHU, mas todos os profissionais envolvidos na assistência hospitalar", explica a diretora administrativa do Mário Palmério Hospital Universitário, Denise Monteiro.

Todo o processo de avaliação é normatizado. Inicialmente, os serviços de saúde entram em contato com uma das sete instituições acreditadoras disponíveis no portal da ONA, e a partir desse primeiro contato é firmado um contrato. A instituição pode solicitar uma visita a fim de obter um diagnóstico organizacional e mensurar em que situação se encontra. Em seguida, um grupo de avaliadores definido a partir de normas para o processo de acreditação efetua uma visita de certificação in loco. Essa equipe emite um parecer, e a instituição acreditadora credenciada valida a declaração. Por fim, o conselho de administração da ONA homologa a certificação.

"A Acreditação é um método de avaliação e certificação. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos critérios definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente e certificados pela International Society for Quality in Health Care (ISQua)", explica o diretor administrativo do Hospital Regional, Frederico Ramos.

Segundo o diretor da área/serviços em saúde, Iraci Neto, a acreditação traz a responsabilidade de uma gestão contínua e profissional. "Temos foco no paciente/cliente, contudo esses processos devem ser baseados no princípio da gestão da qualidade e segurança em saúde, de forma a acompanhar, monitorar e avaliar todos os setores dos hospitais. Realizamos análises de dados, por meio de indicadores e metas qualitativas e quantitativas, que fazem uma correlação com o que é produzido e também com a avaliação do nosso cliente e nossos colaboradores, ouvindo e aprimorando nossa maneira de trabalhar e comunicar. Trazer a transparência e respeito aos processos gera a confiabilidade e credibilidade da instituição perante a comunidade. Estamos levando essa metodologia também para o Hospital Veterinário, que possui acreditação específica, para que sejamos diferentes na formação dos profissionais em Medicina Veterinária e no atendimento aos grandes e pequenos animais", finaliza Iraci.