ACONTECE NO MPHU

Agosto Dourado: MPHU promove mês de conscientização e incentivo ao aleitamento materno

01/08/22

A equipe de Neonatologia do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) deu início, nesta  segunda-feira (1º), às ações do "Agosto Dourado", o mês dedicado ao incentivo e conscientização do aleitamento materno. A ação será desenvolvida ao longo da semana e contará com a distribuição de laços dourados, treinamentos com equipes da UTI Neonatal e Maternidades e dinâmicas educativas com gestantes e puérperas sobre o assunto. A cor dourada representa a qualidade do aleitamento materno, uma vez que a amamentação é considerada o padrão ouro da alimentação infantil.

Segundo a neonatologista e coordenadora da CTI Infantil, Dra. Débora Martins Ferreira, todas as atividades propostas seguem o calendário da Semana Mundial do Aleitamento Materno, coordenada pela Word Alliance for Breastfeeding (WABA) e apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A médica explica que essa conscientização sobre a importância do aleitamento materno se faz necessária já que muitas gestantes e "mães de primeira viagem" não têm o conhecimento do quão importante é a fase da amamentação para o desenvolvimento da criança. "O leite materno fornece não apenas uma variedade de nutrientes para crescimento e desenvolvimento infantil, mas também muitos   componentes bioativos, incluindo anticorpos, para fornecer proteção contra doenças no início da vida. Os anticorpos circulantes podem entrar no leite materno e ser entregues ao recém-nascido, proporcionando imunização já pronta contra as doenças para as quais a mãe se encontra protegida ou já teve contato", explica a doutora.

Incentivo dentro do MPHU

Em 2022, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como tema "Fortalecer a amamentação educando e apoiando". A partir daí, a equipe de Neonatologia do MPHU organizou uma série de atividades de conscientização, cujo objetivo é criar uma rede de apoio acerca do assunto.

De acordo com a coordenadora da CTI Infantil, toda a conscientização será feita não somente às gestantes e puérperas, mas também às equipes de serviços do hospital e familiares, para que as informações sejam repassadas e atinjam cada vez mais pessoas.

"O MPHU faz parte da rede de calor de apoio ao aleitamento materno com iniciativas como: estímulo ao aleitamento na primeira hora de vida do recém-nascido; internação em regime de alojamento conjunto, onde o bebê é mantido com sua mãe durante toda a permanência no hospital; estímulo à lactação e ordenha das mães de pacientes internados na UTI Neonatal; possibilidade de permanência dos pais na UTI Neonatal 24 horas por dia; presença de posto de coleta de leite humano vinculado ao Banco de Leite Humano de Uberaba que possibilita doação de leite para os bebês internados, orientação e aleitamento para as mães com dificuldades, ordenha pelas mães da UTI para enviar leite para seu próprio bebê nos horários em que não estiverem presentes; equipe com treinamentos periódicos relacionados ao aleitamento materno", continua.

Confira toda a programação:

:: 01/08 (segunda-feira) às 10h - Distribuição dos laços dourados em todo o Hospital 
- Caracterização da UTI Neonatal com gotas douradas.

:: Treinamento de ordenha para as equipes da Uti Neonatal e Maternidades
Dia 01/08 às 20h - Enfermeira Roseli;
- Dia 02/08 às 09h40 - Enfermeira Cynthya;
- Dia 02/08 às 20h - Enfermeira Roseli;
- Dia 05/08 às 15h30 - Fonoaudióloga Aline

:: 04/08 (quinta-feira) às 15h15: Aconchego temático "Agosto Dourado" com as mães e gestantes no MPHU.

 :: Ao longo de todo o mês de agosto:

Panfletagem, entrega de bombons e orientações para as equipes das Maternidades e UTI Neonatal (turnos manhã, tarde e noite). Temas:

- Apoio à amamentação;
- Estímulo à doação;
- Estímulo à ordenha precoce para as mães de UTI.