Setembro Verde: MPHU divulga programação de palestras para profissionais e acadêmicos da saúde

05/09/22

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) divulga, neste mês, uma programação de palestras e ações para o Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Estão programadas palestras, roda de conversa on-line, além de uma homenagem aos familiares que autorizaram a doação de órgãos de entes falecidos. As ações do MPHU acontecem desde 2015, mas foram interrompidas nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19.

Os eventos são voltados, principalmente, para profissionais da saúde e acadêmicos da Uniube e visam tratar temas como: abordagem familiar para a doação de órgãos; aspectos éticos e legais; protocolo de morte encefálica e processo de doação ao transplante. "Neste ano, não poderíamos deixar o mês passar despercebido, visto que passamos, no ano anterior, por um período agudo da pandemia, que contribuiu para a queda da taxa de doação de órgãos e transplantes. Diante desse cenário, planejamos uma programação com o objetivo de sensibilizar e conscientizar nossos alunos e colaboradores para que eles sejam precursores desse assunto no ambiente familiar e entre os amigos", explica Bruna Cristian Borges, enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Especificamente no dia 26 de setembro, o MPHU preparou uma roda de conversa on-line e aberta com o publicitário e palestrante, submetido a três transplantes, Alexandre Barroso. "No dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos, faremos também uma homenagem aos familiares que autorizaram a doação de órgãos de um ente querido, pois apesar da perda, do momento de tristeza e luto, surgiu um ato de amor que pode ser a única esperança para uma pessoa que precisa receber um órgão e renascer através dessa doação", continua.

Ainda segundo a enfermeira, a doação só ocorre com autorização dos parentes mais próximos. Por isso, é ressaltada a importância de as pessoas conversarem com os familiares e expressarem o desejo de se tornarem doadores após a morte. "É importante que toda a população se sensibilize sobre a doação de órgãos. Uma doação é a esperança de uma melhor qualidade e maior expectativa de vida, é dar uma nova oportunidade para quem não enxerga, voltar a enxergar, ou para quem espera por um rim na hemodiálise, com várias restrições na alimentação e que através da decisão de outro familiar, ele volte a ter uma rotina normal. Pois nós, profissionais que estamos acompanhando diretamente esses pacientes que esperam por um novo órgão, temos a visão e sensibilidade da importância e nobreza desse ato", complementa.

Transplantes no MPHU

No Mário Palmério Hospital Universitário, somente este ano, foram realizados 24 transplantes renais. No total, desse setembro de 2015, o hospital já realizou 120 procedimentos, que colocam o MPHU como maior centro transplantador de rim de Uberaba. O sucesso do Programa de Transplante está diretamente ligado ao suporte interdisciplinar que é oferecido, com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e cirurgiões dentistas. Todos unidos para oferecer o melhor aos pacientes

"A CIHDOTT do MPHU possui uma equipe multidisciplinar e uma rotina para detecção de potenciais doadores, principalmente nas unidades de terapia intensiva. Ainda, somos responsáveis pelo acolhimento das famílias dos potenciais doadores e a oferecer a ela a possibilidade da doação de órgãos e tecidos. Essa Equipe é fundamental dentro de um hospital, pois é a 'ponte' entre as famílias e a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO)", conclui Bruna.

Confira a programação completa do Setembro Verde:

09/09 - 9h: Palestra "Abordagem familiar", com Psicólogo Heitor Antunes e Assistente Social, Valquíria Getúlio.
Local: Anfiteatro 01 MPHU

14/09 - 9h e 15h: Palestra "Aspectos éticos e legais sobre a doação de órgãos", com a enfermeira Bruna Borges.
Local: Anfiteatro 01 MPHU

16/09 - 10h: Palestra "Processo de doação de órgãos ao transplante renal", com a enfermeira Camila Barros
Local: Anfiteatro 01 MPHU

9/09 - 10h: Palestra "Protocolo morte encefálica", com Doutor Hudson H. Pires.

26/09 - 10h: Roda de conversa on-line, com o palestrante Alexandre Barroso
Local: Google Meet