Projeto da Uniube promove testes preventivos em massa e orientação sobre a doença

11/11/22

O dia 14 de novembro é marcado por uma série de atividades em prol do Dia Mundial do Diabetes. A campanha mundial é liderada pela IDF (International Diabetes Foundation) e suas associações-membros. No Brasil, é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes. Para reforçar a conscientização da data, os alunos e professores do programa de extensão "Atenção Integral ao Diabético" vão realizar, na próxima segunda (14) exames preventivos e orientações para colaboradores, alunos e população interessada.

O evento é organizado pela professora Fernanda Magalhães e tem o objetivo de promover a educação da população diabética em relação à alimentação, à atividade física e à adesão ao tratamento, além de orientar e avaliar individualmente a todos os interessados, por meio de exames de glicemia e pressão arterial. "O Diabete Melitus é uma doença muito frequente, está aumentando o número de diabéticos no mundo inteiro. Acredita-se que mais de 10% da população mundial, entre 20 a 79 anos, têm diabetes. Ela é caracterizada por ser uma doença em que a glicose (açúcar) no sangue está alta, a hiperglicemia", explica a coordenadora do projeto, professora universitária, médica endocrinologista, Fernanda Magalhães.

Ainda segundo a médica, o Diabetes pode levar o indivíduo a urinar muito, beber muita água, ficar fraco e perder peso. "No início da doença não há sintoma algum, por isso a importância de exames preventivos. Geralmente, o Diabetes está associado à obesidade, à falta de exercício físico, ao sedentarismo, aos hábitos de vida inadequados e ao uso de alimentos industrializados. Todos esses pontos podem aumentar a incidência do diabetes".

E a doença pode trazer inúmeras consequências. "Ele pode levar à cegueira, a doenças renais crônicas, levar ao infarto agudo do miocárdio, ao derrame, à trombose, e até mesmo à neuropatias periféricas e à perda da sensibilidade do pé, perna e braços. Essa perda da sensibilidade ocasiona feridas e as feridas diabéticas têm dificuldade maior de cicatrização, o que pode gerar infecções. Então, com exceção de traumas, o Diabetes é a principal causa de amputação", conclui Fernanda.

A ação acontecerá no Mário Palmério Hospital Universitário e na Uniube campus Aeroporto. Confira o cronograma

MPHU: 07h às 17h - na recepção do ambulatório
Uniube Aeroporto: das 07h30 às 17h30 - no bloco S