Cirurgias inéditas na região corrigem malformações faciais de crianças e adolescente

15/12/22

Procedimento histórico muda a vida de pacientes com lábio leporino

As primeiras cirurgias do Centro de Anomalias Craniofaciais Congênitas e Fissuras Labiopalatinas foram realizadas nesta semana no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Os procedimentos são os primeiros registrados na região e visam corrigir deformidades que atingem a região facial do ser humano, em decorrência de um trauma ou em caso de malformação congênita. Para conseguir o credenciamento e ter a habilitação como serviço de referência, a Instituição iniciou a produção de uma Série Histórica, com 15 cirurgias.

As fissuras faciais acometem, em média, uma a cada 650 crianças nascidas, segundo dados do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), da Universidade de São Paulo (USP). "Embora nosso público-alvo prioritário sejam crianças, não temos faixa etária de corte, ou seja, a pessoa que vive com a deformidade há muito tempo, pode procurar a Secretaria Municipal de Uberaba, ou de municípios da região, para possível encaminhamento para a nossa Instituição, claro, dentro dos fluxos estabelecidos com o Estado de Minas Gerais e o Governo Municipal de Uberaba", explica o gestor de serviços de saúde da Uniube, Iraci Neto.

Atualmente, o fluxo de pacientes se dá por meio de encaminhamento via município, pois para o credenciamento via Sistema Único de Saúde (SUS), é necessária a produção de uma Série Histórica com 15 cirurgias: 5 cirurgias com tratamento concluído e 10 cirurgias com o paciente em acompanhamento. O projeto é multidisciplinar, as cirurgias serão realizadas no MPHU e o acompanhamento no pós-operatório nas Clínicas Integradas (Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia).

Inicialmente, o projeto é todo custeado pela mantenedora da Universidade e sem custos para o paciente. "A cirurgia dessa semana é inédita para Uberaba e região. O projeto foi construído com a parceria do Estado e Município e um histórico para a Universidade, já que nosso Reitor, Marcelo Palmério, sempre teve vontade de criar esse atendimento. Com ele, nós temos impacto direto na vida das pessoas, no seio familiar. Nós acompanhamos essa criança, esse adolescente e mudamos vidas", complementa Iraci.

Foram três pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico "A primeira cirurgia foi feita em um bebê de 5 meses, com uma correção de lábio (labioplastia), a segunda cirurgia foi realizada em uma criança de 3 anos, com o fechamento de uma fissura, e a terceira cirurgia em um jovem de 17 anos, em que fizemos a comunicação buco nasal", conta o cirurgião Bucomaxilofacial, Bruno Henrique Marinheiro.

A referência mais próxima a Uberaba para esse tipo de procedimento é o HRAC/Centrinho, em Bauru, com o credenciamento, a Instituição se tornará uma referência no Estado. "Demos o pontapé inicial neste projeto do Centro de Anomalias Craniofaciais, que é um projeto de extrema importância para Uberaba e região. Nós não temos nenhum serviço, nenhuma instituição que preste esse tipo de atendimento na nossa região, e iniciamos hoje com três cirurgias, e outros dois pacientes foram atendidos no ambulatório. Esperamos que nos próximos quatro meses, possamos atingir a Série Histórica que necessitamos para buscar o credenciamento junto ao SUS. Estamos muito felizes, temos uma equipe multidisciplinar extremamente dedicada, com vários profissionais e a própria gestão do hospital dando total apoio, além da direção do departamento de saúde das Clínicas Integradas. Temos um apoio total, inclusive, com o reitor da Instituição. Daqui para frente, vamos pegar o ritmo e se tudo correr bem, em breve teremos o serviço habilitado, que será o primeiro serviço do Triângulo Mineiro de Anomalias e Deformidades Craniofaciais", comemora o gestor dos serviços odontológicos da Uniube e gestor do projeto, Fernando Hueb de Menezes.

Equipe médica:

Rodrigo Barboza Nunes - Cirurgião Plástico