ACONTECE NO MPHU

MPHU completa dez anos de dedicação à saúde, ensino e atendimento humanizado

17/03/24

O Mário Palmério Hospital Universitário completa, neste mês de março, uma década de dedicação à saúde, ensino e atendimento humanizado.

Vinculado à Uniube, o MPHU se destaca na excelência de seu corpo clínico, no cuidado da equipe de assistência e pelo bem-estar à comunidade, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.

O hospital foi idealizado a partir da implantação do curso de medicina, em 2000. "Havia a necessidade de os alunos terem um ambiente para vivenciar seus estágios e o internato", explica o reitor Marcelo Palmério.

Ele conta que no início, a Instituição alugou um pequeno hospital no centro de Uberaba. Ao mesmo tempo, o projeto foi desenvolvido pelos arquitetos do então Escritório Modelo de Arquitetura, sob o comando da arquiteta Carmem Maluf. "Acompanhamos de perto todas as propostas até chegarmos ao consenso de um projeto, que é hoje o nosso hospital, que traz o conceito de ser aberto e iluminado. Um lugar onde o paciente não se sente confinado", destaca.

A estrutura de 18,5 mil metros quadrados foi inaugurada no dia 17 de março de 2014 e presta homenagem ao fundador da Sociedade Educacional Uberabense - Mário Palmério.

As instalações formam um complexo de oito prédios interligados por corredores envidraçados que recebem luz natural proporcionando uma relação direta com ambiente externo.  Em seu coração há uma praça central com muito verde que proporciona leveza e acolhimento ao ambiente hospitalar.

Após uma década, o MPHU é berço de ensino para todos os cursos de saúde da Uniube, sendo referência para Uberaba e região, devido à excelência médica e ao atendimento humanizado da equipe assistencial. O MPHU possui certificado de Hospital de Ensino e é Acreditado Pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O Hospital atende em diversas especialidades médicas e oferece serviços de exames laboratoriais e de imagem, além de pronto atendimento, centro cirúrgico, centro obstétrico, hemodiálise, captação de órgãos e transplante. Hoje, 60% dos leitos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e os outros 40% para planos de saúde e particular.

"É muito gratificante perceber que nosso objetivo está sendo atingido através do aprendizado, trabalho e experiência. Hoje, atendemos a população dando a oportunidade de aprendizado aos nossos alunos, que vivenciam a saúde no dia a dia da profissão dentro do hospital", relata Marcelo Palmério.

O diretor técnico para as unidades hospitalares da SEU, Raelson Batista, reforça que o Hospital vem se renovando e aprimorando com tecnologia, o tempo todo, de forma constante.  "Todas as especialidades tem recebido atenção em inovação, incorporação de tecnologia tanto em prol do profissional médico quanto da população, que se beneficia destes resultados", destaca.

Hoje são mais de mil profissionais médicos cadastrados em seu corpo clínico e, por ser um hospital universitário, pelos seus corredores passam o futuro da medicina de Uberaba e de todo Brasil.  "Nós temos profissionais que hoje desempenham suas funções em grandes centros médicos do Brasil e do mundo afora, levando a marca da Instituição hospitalar em sua formação", afirma.

De acordo com o diretor administrativo para as unidades hospitalares da SEU, Frederico Guglielmi, o complexo do MPHU vai além da parte médica e assistencial. Há em sua estrutura organizacional outros setores operacionais que desempenham funções essenciais para o funcionamento eficiente e eficaz da Instituição. "São várias empresas funcionando ao mesmo tempo para que o hospital possa cumprir com seu objetivo de ser referência e excelência em saúde", explica.

Ao longo dos dez anos, o MPHU passou por grandes desafios, sendo um deles, a pandemia da Covid-19. "Hoje só temos que dizer muito obrigado aos nossos colaboradores pelo esforço na gestão e por este trabalho tão sacrificante que é a área da saúde. Durante a pandemia, vimos o quanto se empenharam ao desenvolverem um trabalho humanitário, de acolhimento, para minimizar o sofrimento das pessoas", lembra o reitor, que também aproveita para agradecer todos aqueles que utilizam os serviços do Hospital ao logo desta década. "O nosso obrigado aos nossos clientes, que acreditam em nosso trabalho", finaliza Marcelo Palmério.

Confira o vídeo com a história dos dez anos do MPHU, repletos de vidas aqui.

 

Estude em uma universidade de verdade

O vestibular de Medicina da Uniube está com inscrições abertas para quem quiser fazer parte da melhor universidade privada de Minas Gerais e de todo o interior de São Paulo, com a estrutura de um hospital universitário com uma década de experiência em prestação de saúde e ensino aplicado.

A Universidade está pronta para receber a nova geração de profissionais cada vez mais capacitados e comprometidos em fazer a diferença na vida das pessoas.

As inscrições podem ser feitas até 21 de maio. A prova será realizada no dia 25 de maio, no Campus Aeroporto, em Uberaba, e no Campus Via Centro, em Uberlândia. Confira o edital completo em uniube.br

Faça parte de uma Universidade de verdade, com 76 anos de atuação e tradição, e dê o primeiro passo em direção ao seu futuro.

 

Daniela Brito