ODONTOLOGIA


Em 1947, o governo federal autoriza a crição da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. A partir de abril de 1996, com a mudança da reitoria da Universidade de Uberaba, houve a criação de novos cursos e uma reestruturação da proposta pedagógica do curso de Odontologia, onde a interdisciplinaridade, tinha o objetivo de melhorar a assistência às comunidades.

Desde sua criação o curso de odontologia tem como caracterísitca positiva e marcante a extensa carga horária de atividades práticas em todos os níveis de atenção à saúde.

Essas atividades iniciam nas praticas dos compontes de saúde bucal, com nossos alunos realizando atividades de levantamento das condições bucais, assim como orientações sobre saúde geral e encaminhamentos.

Em nossa clínica de odontologia os alunos atendem em todos os níveis de atenção, desde os procedimentos de exames, diagnósitco, prevenção, palestras educativas sobre temas relacionados a saúde geral dos pacientes e realização de procedimentos de baixa e alta complexidade, alguns conveniados com Sistema Único de Saúde. Atualmente, no âmbito hospitalar, somos credenciados para atender pacientes portadores de necessidades especiais e pacientes com traumas de face.

Agora com a inauguração do Mário Palmério Hospital Universitário, iremos ampliar nossa atuação, de maneira interdisciplinar, participando de atividades de educação em saúde e também no atendimentos aos pacientes nos leitos, UTIs, oportunizando aos egressos enriquecimento do aprendizado e também concretizar o hospital como de excelência na região.

Atividades do curso de odontologia a serem desenvolvidas no Hospital Universitário, tão logo as oficinas para nivelamento sejam realizadas.

  1. Trabalho de educação em saúde (palestras de educação em saúde,”sala de espera”,apresentação de vídeos através do notebook,apresentação de teatro,fantoches,etc);
  2. Demonstração em manequins das técnicas de higiene bucal;
  3. Escovação assistida;
  4. Evidenciação de biofilme dental;
  5. Investigação do índice de cárie dental (CPO-D, ceo-d);
  6. Investigação da higiene oral (IHOS-Índice de Higiene Oral Simplificado);
  7. Investigação da doença periodontal(IPC- Índice Periodontal Comunitário);
  8. Investigação do índice de fluorose dental;
  9. Aplicação tópica de flúor (solução para bochecho, gel e verniz fluoretados);
  10. Orientação referente ao auto-exame da boca;
  11. Oficinas(confecção de materiais alternativos: porta escova dental,porta fio dental e fio dental alternativos);
  12. Avaliação e adequação ao paciente internado nos leitos e em UTI;
  13. Avaliação e adequação ao paciente que será submetido a procedimento cirurgico;
  14. Acompanhamento e Atendimento ao paciente portadores de necessidades especiais;
  15. Acompanhamento e Atendimento ao paciente de trauma de face.

Coordenação: Professor Doutor Luis Henrique Borges