COORDENAÇÃO: DOUTOR ALBERTO BORGES PEIXOTO - CRM 36091
O Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Uberaba iniciou em 2010 e está devidamente credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica. Atualmente os estágios são realizados no moderno Mário Palmério Hospital Universitário, recém inaugurado em Março de 2014. A Supervisão é realizada por capacitado Corpo Clínico de Especialistas e Professores da instituição. O Programa apresenta duração de 3 anos. Neste período o médico Residente irá desenvolver suas habilidades em Ginecologia e Obstetrícia Básica bem como nas diversas áreas de atuação da especialidade.
COORDENAÇÃO: Dr. José Martins Juliano Eustáquio - CRM 50326
A residência médica em ortopedia e traumatologia foi iniciada em 2014, com o objetivo de formar especialistas aptos a desempenhar o atendimento ortopédico completo com qualidade e ética. O Mário Palmério Hospital Universitário oferece 4 vagas anuais, com duração de 3 anos, credenciadas e com bolsas pelo MEC. O grupo de Ortopedia e Traumatologia é formado por professores com Mestrado e Doutorado e preceptores em todas as subespecialidades ortopédicas. O atendimento é realizado no ambulatório, enfermaria e centro cirúrgico do MPHU e no Centro de Ortopedia e Traumatologia COT-UPA são benedito.
COORDENAÇÃO: PROFESSORA DOUTORA LUCIANA SILVA DE PAIVA MENEZES - CRM 30688
Atualmente, a Universidade de Uberaba conta com 6 residentes inscritos no Programa de Residência Médica de Pediatria, sendo 4 no primeiro ano de residentes médica e 2 no segundo ano. No de 2015 teremos 8 residentes, com 4 residentes em cada ano.Os médicos residentes realizam carga horária de 60 horas semanais e atuam em vários campos de estágios ao longo dos 2 anos de especialização. No Mário Palmério Hospital Universitário são realizados os estágios de neonatologia, terapia intensiva neonatal e pediátrica e também ambulatórios de especialidades pediátricas.
O estágio de neonatologia é dividido em neonatologia 1 e neonatologia 2. No estágio Neonatologia 1 os residentes assistem aos recém nascidos nas enfermarias do alojamento conjunto. Neste ambiente, mãe e filho permanecem juntos desde o nascimento até a alta hospitalar. O residente realiza as avaliações diárias, incentivando o aleitamento materno, orientando os cuidados durante o período neonatal e principalmente esclarecendo as dúvidas maternas e paternas. Solicita exames necessários à garantia da qualidade de vida para a criança como teste da orelhinha, teste do olhinho, teste do coraçãozinho, entre outros.
No estágio Neonatologia 2, o residente desenvolve habilidades para o cuidado de recém- nascido de médio risco. Nesse setor os pacientes permanecem internados com patologias de média complexidade, que necessitem de tratamento específico. São recebidos também os pacientes egressos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal antes da alta, quando necessário.
Durante este estágio e ao longo do ano, nos plantões noturnos, o residente participa da assistência ao recém-nascido em sala de parto. Todas as atividades são realizadas com a supervisão e orientação direta do médico especialista responsável pelo setor.
Na Unidade de Terapia intensiva, o residente do segundo ano desenvolve habilidades para identificar e tratar o paciente pediátrico de alto risco. Acompanha a evolução diária e realiza diferentes procedimentos sob supervisão do médico intensivista pediátrico.
COORDENAÇÃO: PROF. DR. GUIHERME FREIRE ANGOTTI CARRARA - CRM 46869
COORDENAÇÃO: LUIZ CARLOS FURTADO DE ALMEIDA JUNIOR - CRM 45598
O Programa de Residência Médica (PRM) em Cirurgia Geral (R1 e R2) tem a duração de dois anos, é composto de estágios nas diferentes áreas de especialidades cirúrgica, bem como passagem obrigatória em unidade de terapia intensiva-UTI e técnica cirúrgica. Seguindo o Programa elaborado pela Comissão Nacional de Residência Médica, nosso programa visa à formação em Cirurgia Geral, para o diagnóstico e tratamento das afecções cirúrgicas mais prevalentes, assim como a aquisição de conhecimentos comuns e necessários para todas as especialidades cirúrgicas levando ao aprendizado tanto de urgências traumáticas e não traumáticas como pré e pós-operatório.
COORDENAÇÃO: FONOAUDIÓLOGA MARIANA MARQUEZ DE REZENDE - CRFa 6 - 1432
O Programa Institucional de Residência Multiprofissional em Saúde se articula aos quatro Programas de Residência Médica ofertados pela UNIUBE: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidades.
A formação acontece de forma multiprofissional, envolvendo, na primeira turma, os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia que já compõem a equipe básica de saúde, promovendo a ação reordenadora de todo o sistema de saúde a partir da atenção primária, articulando e integrando os três níveis de atenção, impulsionando a geração de novas práticas, novas relações, onde se afirme a indissociabilidade entre o individual e o coletivo, o clínico e o epidemiológico, o biológico e o social.
Trata-se de uma proposta que visa preparar e especializar profissionais para a atuação no SUS, buscando desenvolver aprendizagens para a atenção integral à saúde, que venham se traduzir em acolhimento aos usuários, estabelecimento de vínculos terapêuticos, responsabilização pelo cuidado à saúde, ampliação permanente da resolutividade da ação assistencial e estímulo continuado à autonomia das pessoas na proteção a sua saúde.
COORDENAÇÃO: Dr. DANIEL HUGO WINTER
O Programa de Residência em Clínica Médica foi iniciado no ano de 2009 e, atualmente, conta com quatro vagas anuais. Durante o programa, com duração de dois anos, os médicos residentes têm atividades teóricas e práticas. As atividades teóricas, que incluem seminários programados, discussões de artigos científicos e discussões de casos reais, acontecem diariamente. As atividades práticas, conduzidas predominantemente nas dependências do MPHU, abrangem consultas eletivas ambulatoriais, acompanhamento de doentes internados em enfermaria, terapia intensiva e medicina de urgência em pronto-socorro de referência regional, sempre sob a supervisão de um corpo clínico capacitado e com vocação para o ensino médico.
De maneira geral, a residência de Clínica Médica tem buscado oferecer uma formação técnica de excelência, associada a uma visão crítica e humanizada da medicina, bem como capacitar os médicos residentes para os processos seletivos de subespecialidades clínicas. Nos últimos anos, para orgulho dos preceptores e de toda a instituição, nossos egressos têm sido aprovados em instituições federais e estaduais de renome, como o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/RP e a Universidade Federal de Uberlândia.
COORDENAÇÃO: Dra. FABIANA PRADO DOS SANTOS NOGUEIRA - CRMMG 34.763
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Uberaba iniciou-se em 2008 e está devidamente credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica. A supervisão e a preceptoria são realizada por profissionais especialistas em Medicina de Família, com qualificação reconhecida para atuar na área. Contamos ainda com o apoio do Corpo Clínico de Especialistas Focais e Professores da instituição. Atualmente os estágios são realizados em Unidades de Saúde do município de Uberaba e no moderno Hospital Universitário Mário Palmério. Estamos envolvidos em propostas de complementação da bolsa de residência, conforme várias experiências nacionais. As atividades visam contribuir para que o médico residente desenvolva habilidades em ensino, pesquisa, gestão e assistência, com atuação no âmbito do SUS e do serviço privado, dentro da essência da Medicina e do Método Clínico Centrado no Paciente. Nossos egressos seguem com sucesso profissional, sendo o melhor exemplo do nosso esforço e comprometimento.
Coordenação: Dr. Yulsef Moura Ferreira
A Medicina Intensiva é a especialidade com maior ascensão no país e recentemente foi alterada de dois para três anos de duração com a entrada direta. O Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva da Universidade de Uberaba, com previsão de início em 2022, possui o credenciamento provisório junto à Comissão Nacional de Residência Médica. O Programa conta com duas vagas anuais e com a duração de três anos. A supervisão e a preceptoria são realizadas por profissionais especialistas e ao final da residência, o médico será capaz de prestar atendimento integral, qualificado e ético na área de Medicina Intensiva.
Coordenação: Dr. Mateus Nóbrega Oliveira
Hoje a Psiquiatria é a 11º maior especialidade médica e o Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Universidade de Uberaba, com previsão de início em 2022, possui o credenciamento provisório junto à Comissão Nacional de Residência Médica. O Programa conta com três vagas anuais e com a duração de três anos. As atividades serão realizadas no Mário Palmério, Instituto Maria Modesto e Unidades Básicas de Saúde do Município. O médico será capaz de prestar atendimento integral, qualificado e ético na área de Psiquiatria.
Coordenação: Dra. Célia Regina Oliveira e Oliveira
Coordenação: Dr. Maurício Pedrini Júnior
O Programa de Residência Médica em Anestesiologia da Universidade de Uberaba iniciou em 2017 e possui o credenciamento provisório junto à Comissão Nacional de Residência Médica. O Programa conta com duas vagas anuais e a bolsa financiada pela própria instituição. A supervisão e a preceptoria são realizadas por profissionais especialistas. Ao final da residência, o médico será capaz de prestar atendimento integral, qualificado e ético na área de Anestesiologia.
Coordenação: Dr. Fabiano Bichuette Custódio
O Programa de Residência em Clínica Médica foi iniciado no ano de 2009 e, atualmente, conta com quatro vagas anuais, com bolsas financiadas pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). Durante o programa, com duração de dois anos, os médicos residentes têm atividades teóricas e práticas. As atividades teóricas, que incluem seminários programados, discussões de artigos científicos e discussões de casos reais, acontecem diariamente. As atividades práticas, conduzidas predominantemente nas dependências do Mário Palmério Hospital Universitário, abrangem consultas eletivas ambulatoriais, acompanhamento de doentes internados em enfermaria, terapia intensiva e medicina de urgência em pronto-socorro de referência regional, sempre sob a supervisão de um corpo clínico capacitado e com vocação para o ensino médico.
De maneira geral, a residência de Clínica Médica tem buscado oferecer uma formação técnica de excelência, associada a uma visão crítica e humanizada da medicina, bem como capacitar os médicos residentes para os processos seletivos de subespecialidades clínicas. Nos últimos anos, para orgulho dos preceptores e de toda a instituição, nossos egressos têm sido aprovados em instituições federais e estaduais de renome, como o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/RP e a Universidade Federal de Uberlândia.
Coordenação: Dr. Júverson Alves Terra Júnior
O Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, está devidamente credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica e oferece duas vagas aunais com bolsas financiadas pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). É composto de estágios nas diferentes áreas de especialidades cirúrgica, bem como passagem obrigatória em unidade de terapia intensiva-UTI e técnica cirúrgica. Seguindo o Programa elaborado pela Comissão Nacional de Residência Médica, nosso programa visa à formação em Cirurgia Geral, para o diagnóstico e tratamento das afecções cirúrgicas mais prevalentes, assim como a aquisição de conhecimentos comuns e necessários para todas as especialidades cirúrgicas levando ao aprendizado tanto de urgências traumáticas e não traumáticas como pré e pós-operatório.
Coordenação: Dr. Alberto Borges Peixoto
O Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Uberaba iniciou em 2010 e está devidamente credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica. Oferece quatro vagas aunais com bolsas financiadas pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). Atualmente os estágios são realizados no moderno Mário Palmério Hospital Universitário. A Supervisão é realizada por capacitado Corpo Clínico de Especialistas e Professores da instituição. Neste período o médico Residente irá desenvolver suas habilidades em Ginecologia e Obstetrícia Básica bem como nas diversas áreas de atuação da especialidade.
Coordenação: Dra. Fabiana Prado dos Santos Nogueira
COORDENAÇÃO: LUIZ CARLOS FURTADO DE ALMEIDA JUNIOR - CRM 45598
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Uberaba iniciou-se em 2008 e está devidamente credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica. Oferece duas vagas aunais com bolsas financiadas pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). A supervisão e a preceptoria são realizadas por profissionais especialistas em Medicina de Família, com qualificação reconhecida para atuar na área.
Contamos ainda com o apoio do corpo clínico de especialistas focais e professores da instituição. Atualmente os estágios são realizados em Unidades de Saúde do município de Uberaba e no moderno Hospital Universitário Mário Palmério. Estamos envolvidos em propostas de complementação da bolsa de residência, conforme várias experiências nacionais. As atividades visam contribuir para que o médico residente desenvolva habilidades em ensino, pesquisa, gestão e assistência, com atuação no âmbito do SUS e do serviço privado, dentro da essência da Medicina e do Método Clínico Centrado no Paciente. Nossos egressos seguem com sucesso profissional, sendo o melhor exemplo do nosso esforço e comprometimento.
Coordenação: Dr. José Martins Juliano Eustáquio
Com o objetivo de formar especialistas aptos a desempenhar o atendimento ortopédico completo com qualidade e ética, o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia teve início em 2013, e está devidamente credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica. Em 2016, foi reconhecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT.
O Mário Palmério Hospital Universitário oferece quatro vagas anuais, com duração de três anos e com bolsas financiadas pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). O grupo de Ortopedia e Traumatologia é formado por professores com Mestrado e Doutorado e preceptores em todas as subespecialidades ortopédicas. O atendimento é realizado no ambulatório, enfermaria e centro cirúrgico do MPHU, Hospital Regional José de Alencar e no Centro de Ortopedia e Traumatologia COT-UPA São Benedito.
COORDENAÇÃO: Professora Doutora Luciana Silva De Paiva Menezes
O Mário Palmério Hospital Universitário oferece quatro vagas anuais, com duração de três anos, credenciadas e com bolsas pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). Os médicos residentes realizam carga horária de sessenta horas semanais e atuam em vários campos de estágios ao longo dos três anos de especialização. No Mário Palmério Hospital Universitário são realizados os estágios de neonatologia, terapia intensiva neonatal e pediátrica e também ambulatórios de especialidades pediátricas.
Durante este estágio e ao longo do ano, nos plantões noturnos, o residente participa da assistência ao recém-nascido em sala de parto. Todas as atividades são realizadas com a supervisão e orientação direta do médico especialista responsável pelo setor.
Na Unidade de Terapia Intensiva, o residente do segundo ano desenvolve habilidades para identificar e tratar o paciente pediátrico de alto risco. Acompanha a evolução diária e realiza diferentes procedimentos sob supervisão do médico intensivista pediátrico.
Coordenação: Fonoaudióloga Mariana Marquez de Rezende
O Programa Institucional de Residência Multiprofissional em Saúde se articula aos Programas de Residência Médica ofertados pela UNIUBE. O Programa conta com bolsa financiada pela própria instituição e a formação acontece de forma multiprofissional, envolvendo os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia que já compõem a equipe básica de saúde, promovendo a ação reordenadora de todo o sistema de saúde a partir da atenção primária, articulando e integrando os três níveis de atenção, impulsionando a geração de novas práticas, novas relações, onde se afirme a indissociabilidade entre o individual e o coletivo, o clínico e o epidemiológico, o biológico e o social.
Trata-se de uma proposta que visa preparar e especializar profissionais para a atuação no SUS, buscando desenvolver aprendizagens para a atenção integral à saúde, que venham se traduzir em acolhimento aos usuários, estabelecimento de vínculos terapêuticos, responsabilização pelo cuidado à saúde, ampliação permanente da resolutividade da ação assistencial e estímulo continuado à autonomia das pessoas na proteção a sua saúde.
A Comissão de Residência Médica do Mário Palmério Hospital Universitário da Universidade de Uberaba – UNIUBE, através de seu Coordenador Prof. Dr. Marco Fábio Prata Lima, informa que o Certificado de Conclusão da Residência Médica deverá ser solicitado no Setor de Multiatendimento da Universidade de Uberaba e será emitido dentro do prazo legal de 180 dias após a solicitação.
Para que a emissão do Certificado ocorra dentro do prazo supracitado, o Coordenador do Programa de Residência Médica deverá encaminhar à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e para o Setor de Diplomas da Universidade de Uberaba, via Secretaria da COREME, o Relatório Final, que contém informações de frequência, notas, Trabalho de Conclusão de Curso, enfim, todo o histórico do Médico Residente no seu Programa de Residência Médica.
Caso o Médico Residente tenha qualquer pendência no seu Programa de Residência Médica, o seu Relatório Final ficará retido, impedindo a emissão do Certificado de Conclusão.