Setembro Verde: Programa de Transplante Renal do MPHU comemora 6º aniversário

03/09/21

O Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) começa, nesta semana, a programação do Setembro Verde, campanha destinada à conscientização sobre a doação de órgãos, e a comemoração do 6º aniversário do Programa de Transplante Renal do MPHU. Até o momento, o setor realizou 11 transplantes renais neste ano, um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado.

A programação contará com palestras sobre os desafios da doação de órgãos no país, as fases do luto, protocolo sobre morte encefálica e humanização no atendimento ao paciente. "Durante a pandemia, nós percebemos uma queda no número de doadores de órgãos. O Setembro Verde 2021 será um recomeço. Diante disso, foram escolhidos os temas das palestras que, mesmo sendo on-line, têm o objetivo de alcançar um grande número de ouvintes, afinal, mesmo em uma pandemia, a fila de espera por um órgão aumenta a cada dia. Nunca foi tão importante como agora refletirmos e conversamos sobre a importância da conscientização da doação de órgãos", conta a enfermeira Camila Alves Pereira Barros, responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Segundo o coordenador do Serviço de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal do MPHU, Fabiano Bichuette, o Setembro Verde é um evento marcante não apenas para o MPHU, mas para todo o Brasil. "Aqui é preciso que o doador manifeste em vida esse desejo, por isso é muito importante a conscientização sobre a doação de órgãos. Um doador salva até 10 pessoas, doando córneas, rins, coração, fígado etc., e a fila de pacientes que precisam de um órgão cresce a cada ano. Somente de rins são mais de 22 mil pessoas na fila e, infelizmente, o número de doadores não aumenta na mesma proporção", pontua o nefrologista.

Devido à pandemia, várias cirurgias eletivas de transplante renal de doador vivo foram canceladas, mas em 2021 o Programa, seguindo todas as normativas de órgãos da saúde, obteve um aumento de 83% em número de transplantes, em comparação com o mesmo período do ano passado. "Mesmo com essa suspensão, o nosso programa continuou normalmente com o transplante renal de doador falecido. Nossos ambulatórios de pré e pós-transplante funcionam normalmente nos dias de hoje e esperamos que, com o arrefecimento da pandemia, as cirurgias eletivas de transplante possam ser retomadas (temos várias duplas de doadores vivos e receptores aguardando), bem como o número de doadores falecidos voltem a subir", finaliza o coordenador.

Aniversário de renascimento

No dia 23 deste mês, o MPHU irá realizar um evento em comemoração ao aniversário de seis anos do Programa de Transplante Renal do Hospital. A reunião contará com a presença dos pacientes transplantados, que receberão, de forma simbólica, uma Certidão de Renascimento, para celebrar a recuperação que tiveram após a cirurgia.

"O nosso trabalho vem crescendo em qualidade e quantidade de transplantes/ano. Diante disso, todos os anos, o hospital faz questão de promover um evento que comemora a data em que os pacientes foram transplantados. Cada um recebe uma Certidão de Renascimento, uma forma de eternizar esse momento tão importante", conclui Camila.