ACONTECE NO MPHU

MPHU define ações de conscientização sobre Segurança do Paciente

17/09/21

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) inicia, a partir deste mês, uma série de ações para fortalecer a segurança do paciente. A iniciativa tem o objetivo de reforçar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado nesta sexta-feira (17), segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as práticas previstas estão: a criação de um grupo para acompanhamento dos processos, conscientização de pacientes e familiares sobre procedimentos de segurança, bem como capacitações de profissionais da saúde.

O Dia Mundial da Segurança do Paciente visa conscientizar profissionais da saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade em geral sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para minimizar riscos e danos ao paciente e refletir na melhoria da qualidade e do cuidado prestado nos serviços de saúde. "A Direção do MPHU entende a importância da segurança dos pacientes e por isso realiza várias ações com os colaboradores visando a capacitação e também o bem estar dos profissionais. Além disso, garantimos a segurança no trabalho aos profissionais de saúde, pois entendemos que também é uma forma de promover a segurança do paciente", pontua a diretora administrativa Denise Monteiro

O MPHU possui todos os protocolos de segurança do paciente instituídos por órgãos da saúde nacionais e internacionais. Ainda, tem ampliado os indicadores de gerenciados destes protocolos. "Temos o Núcleo de Segurança do Paciente formado por equipe multidisciplinar que tem como principal objetivo a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, que contempla a identificação de falhas e a redução e/ou eliminação de eventos adversos", continua a diretora.

Além do Núcleo, o Hospital programa a estruturação de um time de profissionais multidisciplinares, nomeado "Guardiões da Qualidade", para intensificar ainda mais a cultura de segurança do paciente no Hospital. "Estes profissionais juntamente com o Núcleo fortalecerão as práticas das metas internacionais de segurança que são: identificação do paciente, comunicação efetiva, cirurgia segura, higiene das mãos para prevenção de infecções, uso seguro de medicamentos e prevenção de lesões e quedas.  Também estamos expandindo o nosso serviço de Ouvidoria com o objetivo de avaliar a experiência do paciente durante a sua jornada na instituição, desta forma estaremos avaliando alguns pilares do cuidado centrado no paciente", comenta a analista de qualidade do MPHU, Karolina Ruas.

Além das ações voltadas para colaboradores, o Hospital pretende ainda conscientizar os próprios pacientes como parte desse processo. "Quando é ouvido e convidado a participar ativamente de seu cuidado e tratamento, o paciente deixa de ser um mero recebedor passivo de cuidados e pode contribuir com um atendimento mais seguro, ciente de sua responsabilidade como cidadão e consumidor de serviços de saúde. Essa abordagem demanda uma mudança de cultura para que os profissionais possam estimular e apoiar uma atitude mais ativa dos usuários destes serviços, considerando os pacientes como parceiros que podem desempenhar um papel responsável por sua saúde e cuidado", continua Karolina.

Ainda segundo Karolina, o paciente deve ser o ponto central da preocupação dos profissionais de saúde e da alta direção, com a segurança nos serviços de saúde. "Gostaríamos de deixar um recado para todos os profissionais da saúde, não só para aqueles que estão cuidando diretamente do paciente, que nosso propósito é garantir o melhor tratamento e cuidado aos nossos pacientes e clientes. Assim, é fundamental que o  paciente esteja seguro, independentemente do tratamento e cuidado ao qual ele é submetido dentro da instituição, e todos nós somos responsáveis por isso", finaliza a analista.