Encontro Aconchego presta homenagem à medica coordenadora da UTI Neonatal

18/04/24

O evento também comemorou os 10 anos de prestação de serviços da unidade

A equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Mario Palmério Hospital Universitário (MPHU) promoveu na tarde de sexta-feira (12/4) uma edição especial do Encontro Aconchego, grupo de apoio às famílias de pacientes e ex-pacientes.

O evento, marcado por grande emoção, teve como objetivo comemorar os 10 anos de prestação de serviços da unidade e, principalmente homenagear a médica coordenadora técnica, a neonatologista e pediatra Débora Martins.

A médica participou ativamente da implantação da UTI Neonatal e, desde a abertura da unidade, dia 8 de abril de 2014, está frente da coordenação do serviço no MPHU. Com muita dedicação e capacidade técnica, Dra. Débora, ao lado de sua equipe multiprofissional, se destaca por ser uma das responsáveis por tornar a UTI Neonatal do MPHU referência para Uberaba e região, pelo cuidado e atenção aos pacientes.

A unidade oferece assistência integral ao recém-nascido desde a sala de parto até sua alta hospitalar, mesmo para aqueles que necessitam de cuidados de alta complexidade. O serviço conta com pediatras de plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana, para receber os bebês no Centro Obstétrico e encaminhá-los para a Unidade conforme suas necessidades de cuidado.

Esta edição especial do Encontro Aconchego contou com ex-pacientes que já passaram pelos cuidados da UTI Neonatal e suas respectivas famílias. Também estiveram presentes colaboradores, amigos e familiares da Dra. Débora. A homenagem foi marcada por histórias de superação e depoimentos emocionantes direcionados à Dra. Débora, através de um vídeo exibido aos presentes.

A médica foi às lagrimas com tantas histórias compartilhadas e grande reconhecimento recebido por familiares, amigos, colegas de trabalho e agradecimento de mães e pais de ex-pacientes. Segundo ela, o momento para a escolha do evento - o Encontro Aconchego - foi uma escolha acertada. "Não poderia ser melhor. Eu tenho muito carinho por estes encontros, que acontecem todas as sextas-feiras", lembrou.

Para a médica, estes dez anos são muito importantes para sua trajetória pessoal e profissional, pois a UTI Neonatal é a transformação de um sonho em realidade, com muito trabalho e empenho.

Dra. Débora assegura que o trabalho continua, com muito cuidado e esforço, para que os próximos anos sejam de grandes superações na UTI Neonatal.

Ao final, houve uma confraternização entre os presentes, com direito a bolo de aniversário e muita descontração.

Daniela Brito